A ferramenta de configuração assistida da rede eduroam é um dos serviços incluídos no projeto eduGAIN e apresenta várias potencialidades.

Embora global, é possível encontrar configurações distintas e específicas em cada um dos locais onde o serviço eduroam é disponibilizado.

A ferramenta eduroam CAT tem então como função ajudar nesta profusão de configurações diferentes, permitindo criar e personalizar instaladores que apoiam a configuração dos terminais dos utilizadores. Assim, fica também facilitada a gestão dos hotspots locais, bem como a experiência dos utilizadores

eduroam CAT: conheça as potencialidades

Através da ferramenta de configuração – eduroam CAT – é possível às instituições criar instaladores que incluem, por exemplo, a imagem da instituição, os contactos de apoio ou ainda definições adicionais para autenticação. De igual forma, é possível aos utilizadores da rede eduroam, através destes mesmos instaladores, o acesso à configuração automática dos seus dispositivos sem fios.

Outras das possibilidades permitidas por esta ferramenta dizem respeito ao auxílio no diagnóstico e análise dos gestores locais do serviço eduroam, ao identificar eventuais problemas da infraestrutura. Por outro lado, do ponto de vista do utilizador, a segurança é reforçada, ao resultar na proteção face a rogue wi-fi hotspots (pontos de wi-fi maliciosos), através da aplicação das configurações mais ajustadas e corretas.

Em cat.eduroam.org poderá encontrar a lista de instaladores criados por cada uma das instituições aderentes, acedendo à página de downloads. Estes instaladores criados pela plataforma são compatíveis com vários sistemas operativos e plataformas, nomeadamente Windosw, macOS, Linux, Androi ou iOS

eduroam cat
Cobertura do serviço eduroam

Sendo uma das ferramentas incluídas no serviço eduGAIN, um projeto que acaba de celebrar 10 anos de existência e que ajuda mais de 27 milhões de estudantes, investigadores e docentes em todo o mundo a aceder a serviços online, reduzindo custos, complexidade e riscos de segurança. Para saber mais recomendamos a visita ao site.

Recordamos que em 2003, Portugal, através da Unidade FCCN, foi um dos 6 países pioneiros a implementar a rede eduroam.

Outros artigos relacionados