Um total de 6.4 mil milhões de autenticações eduroam foram registadas em 2022, um crescimento de 70% face a 2021. 

Ao longo de 2022, em todo o mundo, a rede eduroam registou mais de 6.4 mil milhões de autenticações. O valor representa um novo máximo histórico para este serviço de mobilidade internacional que liga à Internet milhões de estudantes, docentes e investigadores, entre outros trabalhadores do universo do ensino e da investigação.  

Para além de significar uma marca histórica, este registo destaca-se ainda pelo crescimento muito significativo face a 2021, com um aumento total de autenticações na ordem dos 70%.  

Presente em cerca de 110 países, esta rede wi-fi tem vindo a expandir a sua presença em vários pontos do mundo. Para além de universidades ou centros de investigação, é possível aceder à Internet através da rede eduroam em locais como transportes públicos na Irlanda, nas estações de metro em Edmonton, no Canadá ou em bibliotecas na Austrália.   

“Fica claro que abrir o acesso à eduroam oferece aos utilizadores mais oportunidades educacionais”, explica a equipa de gestão e desenvolvimento do serviço, antes de concluir: “Estamos muito entusiasmados por levar mais pessoas a “#love2eduroam”.  

Em Portugal, a gestão e acompanhamento deste serviço de conectividade está a cabo da Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tudo começou em 2002, quando Portugal integrou o lote dos seis países “pioneiros” desta iniciativa, juntamente com a Holanda, a Finlândia, Croácia e Reino Unido. Atualmente, existem mais de 10.000 hotspots eduroam em todo o mundo. 

Saiba mais na página dedicada ao serviço.

eduroam balloons FCCN Unidade de Computação

Outros artigos relacionados