Até 26 de fevereiro de 2021, os estudantes portugueses do Ensino Superior, com o apoio da Unidade FCCN da FCT, poderão submeter uma proposta de apresentação na maior e mais prestigiada conferência anual das redes académicas europeias (NRENs): a TNC21

Em que consiste o Lightning Talks Challenge (LTC)?

O projeto LTC desafia os estudantes dos vários países da europa a partilhar as suas ideias e projetos de estudo/investigação na área das tecnologias, nomeadamente IT ou redes de computação. Esta partilha ocorrerá durante a TNC21, que é considerada a maior conferência anual de redes. Esta oportunidade é garantira pela Rede GÉANT, em colaboração com a Unidade FCCN.

Qual o objetivo da iniciativa?

Esta é a quinta edição do LTC, projeto que se insere no Future Talent Programme da GÉANT. O objetivo deste programa, realça a rede Europeia, passa por “preparar jovens profissionais para ter impacto, junto de uma audiência, através da sua ideia, projeto ou investigação“.

O que é a TCN21?

A TNC21 realiza-se, de 21 a 25 de junho, num formato totalmente online. Este é o maior encontro de especialistas em colaboração e networking, decisores políticos, representantes de instituições de Ensino Superior e da indústria tecnológica, bem como gestores das principais redes académicas e de investigação mundiais (NRENs).

Já houve portugueses a participar?

Registam-se participações portuguesas desde 2017. Em 2020, os estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Fábio Lourenço e Luís Sampaio, foram selecionados, com uma apresentação sobre engenharia de software e de inteligência artificial. Poderá ver a apresentação final aqui.

Como posso apresentar a candidatura?

As candidaturas já estão a decorrer. A data limite para o envio de candidaturas é 26 de fevereiro, com os resultados a ser conhecidos em abril. Os estudantes interessados deverão enviar a sua proposta para o seguinte endereço de email: c.imagem@fccn.pt . A proposta deverá ser enviada em inglês, ser original e objetiva, bem como incluir os contactos do estudante.

Datas relevantes:

26 fevereiro: apresentação de candidatura à FCCN (Candidatos)

28 fevereiro: pré-seleção de candidatos e apresentação de candidatura ao GEANT (FCCN)

Março: decisão sobre propostas aceites  (GEANT)

Março/Abril: workshops sobre apresentação publica  (candidatos/GEANT)

Maio: apresentações em video (candidatos/GEANT)

21-25 junho: TNC  (candidatos)

Outros artigos relacionados