A iniciativa da Unidade FCCN visa a adoção de boas práticas ambientais e tecnologias alternativas mais sustentáveis. Saiba tudo sobre o projeto.  

“Utilizar as TIC de forma inteligente, promovendo a sustentabilidade, é estratégico para a missão da FCCN e dos seus colaboradores”. É desta forma que o Coordenador Geral da FCCN, João Nuno Ferreira, define o contexto de partida do projeto FCCN + Sustentável. Esta iniciativa tem como objetivo reforçar o alinhamento da Unidade FCCN com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

No âmbito do projeto FCCN +Sustentável, a Unidade FCCN criou uma política ambiental que integra 14 princípios de compromisso, tendo em vista o contributo para a sustentabilidade do país e do mundo. A avaliação do desempenho energético das frotas, a criação de pontos de reciclagem, instalação de máquinas de filtragem de água e a medição da pegada ambiental foram alguns dos passos já dados. Foi possível registar que, entre 2016 e 2022, por exemplo, a pegada ambiental por colaborador desceu 75%.  

Para aprofundar ainda mais a busca por práticas sustentáveis, ao abrigo do projeto FCCN +Sustentável, a FCCN conduziu um questionário interno de pré-avaliação. As respostas revelaram medidas já adotadas no ambiente de trabalho e na vida pessoal dos colaboradores, além de serem de notar as sugestões de novas práticas a implementar.   

Existem atualmente 13 medidas em execução, num total de 26 medidas previstas, a curto-médio prazo, no âmbito da implementação do projeto FCCN +Sustentável. O resultado final será a criação e execução de uma política ambiental da Unidade FCCN, num plano de ação a três anos assente em quatro pilares – ambiental, económico, social e sustentabilidade. As ações, que envolvem todos os colaboradores da Unidade FCCN têm como objetivo informar e consciencializar, implementar boas-práticas e estabelecer parcerias.  

O objetivo do projeto FCCN +Sustentável passa por demonstrar que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser uma força motriz para um futuro melhor e mais sustentável, ainda que sejam um dos setores com maior consumo energético e consequente impacto no meio ambiente.  

Para saber mais sobre o projeto, visite: https://www.fccn.pt/noticias/projeto-fccn-sustentavel/ 

Outros artigos relacionados