Elvira Fortunato passou pelo Minho Advanced Computing Center (MACC) para saber mais sobre o supercomputador Deucalion.  

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visitou, no início de maio, o Minho Advanced Computing Center, em Guimarães. Durante a visita, a delegação do Governo pode saber mais sobre a instalação do supercomputador Deucalion – um projeto que representa um investimento de 20 milhões de euros.  

De acordo com as previsões, o Deucalion estará pronto para utilização este outono, sendo conhecido como o “supercomputador verde”. Isto porque vai permitir a aplicação dos princípios europeus e mundiais da computação verde, ao ser um dos primeiros projetos europeus de supercomputação com um nível reduzido de emissão de carbono, alinhado com o Pacto Ecológico Europeu.  

O Deucalion pesa cerca de 26 toneladas e é capaz de executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo. A operação do Deucalion será feita pelo MACC, com suporte da equipa de Computação Avançada, da Unidade FCCN da FCT, que irá dar apoio na disponibilização de recursos às comunidades de Investigação & Inovação. Este novo supercomputador junta-se aos que já fazem parte da Rede Nacional de Computação Avançada: Navigator, Oblivion, Vision, Cirrus e Stratus.  

Pode saber mais sobre a Rede Nacional de Computação Avançada aqui: https://rnca.fccn.pt 

Outros artigos relacionados