Curso promovido pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente na Plataforma NAU é acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). 

Está a decorrer, até 29 de março, a primeira edição de uma das mais recentes adições à oferta formativa da Plataforma NAU: o curso “Comunidades Cooperativas de Aprendizagem, Inclusão e Ambientes Digitais”. Dirigido a professores do ensino básico e secundária, o curso tem a característica de ser a primeira formação da Plataforma NAU acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). 

Nos termos do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o CCPFC é a entidade a que compete a acreditação das entidades formadoras e das ações de formação contínua de professores e dos cursos de formação especializada. Em específico, esta formação tem como objetivo dotar os educadores de práticas pedagógicas inovadoras que utilizam recursos digitais e trabalho cooperativo para promover a inclusão e o sucesso escolar.

De acordo com o diretor do CFAE Gaia Nascente, Carlos Silva, este curso surge para satisfazer positivamente três objetivos: “a importância da aprendizagem suportada nas Comunidades Cooperativas e a sua introdução nas salas de aula como metodologia privilegiada; a educação inclusiva como alicerce de um processo de ensino de aprendizagem para todos e as potencialidades dos ambientes tecnológicos na educação”.

Tendo em conta este contexto, o curso pretende partilhar práticas pedagógicas que resultarão na rentabilização da atenção dos estudantes durante as aulas e na promoção do sucesso escolar. Estas técnicas assentam em conceitos como colaboração, comunicação e inclusão, através da criação de ambientes cooperativos e digitais.

Saiba mais sobre este curso na página da NAU.

A plataforma NAU é um projeto pioneiro em Portugal dedicado ao ensino e formação online à distância para grandes audiências, dinamizado pela Unidade da Computação Científica (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É uma plataforma de MOOC (Massive Open Online Courses) com conteúdos gratuitos e lecionados exclusivamente em português, promovidos em conjunto com entidades de relevo dos sectores público, ensino superior e privado, disponíveis no site https://nau.edu.pt/.

Lançada em 2019, a plataforma procura incentivar a requalificação, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento pessoal dos portugueses, enquanto contribui de forma significativa para a promoção da língua portuguesa como veículo de transmissão de conhecimento. Num contexto online, e através de um conjunto de serviços digitais partilhados que visam apoiar o desenvolvimento do ensino e da ciência em Portugal, a NAU conta atualmente com mais de 140.000 registos de utilizadores e mais de 270.000 inscrições nas cerca de 90 edições de cursos já disponibilizadas.

Outros artigos relacionados