GÉANT procurou estimular o surgimento de soluções inovadoras dentro da sua comunidade com nova edição do Programa de Inovação. Conheça alguns dos projetos apoiados em 2022. 

Ao longo dos anos, a comunidade europeia de redes nacionais de ensino e investigação (NREN) já deu várias provas da sua capacidade inovadora. Os serviços eduroam, eduMEET ou eduVPN são apenas alguns exemplos. O objetivo do Programa de Inovação da GÉANT é, precisamente, apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras dentro da própria rede europeia de NREN. 

Depois do sucesso da primeira edição, a GÉANT lançou, no dia 11 de janeiro, a edição de 2022 do Programa de Inovação da GÉANT (GÉANT Innovation Programme). Mais uma vez, a iniciativa reserva 300 mil euros de financiamento para projetos específicos executados pela sua comunidade – as redes nacionais de investigação e ensino europeias, bem como as entidades por elas servidas (universidades, institutos de investigação, entre outras).

O programa está aberto a todas as áreas do saber envolvidas na comunidade GÉANT como segurança informática, educação, redes ou tecnologias cloud. Trazemos-lhe mais informação sobre alguns dos programas apoiados dentro de cada área de atividade. Pode consultar a lista completa online.  

Saúde
Universidade de L’Aquila (Torino, Itália) 

Dispositivos sem fios baseados em inteligência artificial para aplicação na área da Saúde

Esta equipa da Universidade de L’Aquila procura dar resposta ao número crescente de doenças relacionadas com o envelhecimento, oferecendo aos sistemas nacionais de saúde a possibilidade de “mudar o seu paradigma, reduzindo custos e, mais importante, oferecendo aos cidadãos idosos a possibilidade de receber cuidados continuados e efetivos”.

Para tal, o projeto procura desenvolver dispositivos eletromecânicos de assistência que não sejam complexos, caros e não reutilizáveis, nem que limitem os movimentos livres e a postura dos utentes. Desta forma, a equipa de investigadores desta universidade italiana tem trabalhado a criação de sistemas inteligentes de avaliação, acompanhamento e monitorização para a tele-reabilitação, garantindo assim dados que podem revolucionar o paradigma da interpretação e partilha dos dados recolhidos por estes dispositivos. 

Multimédia

Poznan Supercomputing and Networking Center (Poznan, Polónia) 

drawOnMeet – Partilha de desenho em todos os vídeos das sessões eduMEET

O eduMEET foi uma das criações que surgiu no seio da rede GÉANT, consistindo num serviço de videoconferência que permite criar salas para múltiplos utilizadores. O serviço assume como principal objetivo fornecer às comunidades de investigação, educação e das artes uma alternativa para soluções comerciais, com um serviço de videoconferência fácil de usar e seguro.

Uma equipa do Centro de Redes e Supercomputação de Poznan está agora a desenvolver uma extensão para o eduMEET que permite a todos os utilizadores desenhar em qualquer stream vídeo dentro uma videoconferência, destacando partes importantes e guiando a discussão. Um dos factores diferenciadores desta solução passa pela possibilidade de qualquer utilizador desenhar, em tempo-real, no stream de vídeo partilhado por um dos participantes. Os responsáveis pelo projeto destacam as potencialidades desta ferramenta para professores e oradores, garantindo que será disponibilizada gratuitamente. 

Sistemas Cloud 

Universidade de Masaryk (Brno, Chéquia) 

Conector para optimização de ligações de Computação de Alto Desempenho

O objetivo principal desta equipa da Universidade de Masaryk passa por facilitar a integração do sistema de agendamento de tarefas mais utilizado pelas várias redes nacionais de ensino investigação (sistema PBSPro) em tarefas de Computação de Alto Desempenho. Esta nova ligação, explicam os investigadores, vai aumentar a possibilidades de segmentação de dados sem necessidade de reescrever código.

Desta forma, este conector vai permitir novas formas de integração de dados provenientes de vários pontos de armazenamento, bem como uma forma simples de realizar a autenticação. A perfomance deste conector será testada em casos reais, sendo que o produto final, acrescentam, vai beneficiar grupos de investigação que pretendam utilizar o melhor que a Computação de Alto Desempenho (HPC) tem para oferecer. 

Redes

Trinity College Dublin (Dublin, Irlanda)

Redes de Ensino e Investigação como serviço para países em desenvolvimento 

A proposta da equipa da Trinity College Dublin tem como caso de estudo a criação da futura rede de ensino e investigação cabo-verdiana, procurando estabelecer um mapeamento de soluções a implementar, numa lógica de sustentabilidade fomentada pela cooperação da comunidade internacional de NRENs. Os investigadores assentam o seu trabalho em dois eixos principais: o desenvolvimento de serviços e infraestruturas públicas e aproveitamento de paradigmas emergentes como soluções de rede sobreposta (overlay networking), virtualização de funções de rede (NFV) ou open networking.

Uma das principais apostas passa ainda pela combinação de acesso a Internet de banda-larga de baixo custo com soluções de cloud que podem alojar a maioria das funcionalidades de rede que operam de forma virtual. 

Educação 

Universidade Vytautas Magnus (Kaunas, Lituânia) 

SMART Campus – Construir um campus baseado em identificações de chave digital

O objetivo desta equipa lituana de investigadores passa por alcançar uma melhor integração e maior usabilidade dos serviços digitais para instituições de ensino superior. Esta possibilidade é conseguida através da reutilização das identidades digitais de estudantes e trabalhadores, para criação de uma experiência de utilizador melhorada. A facilitação do acesso aos serviços e a melhoria da análise de dados de utilização são alguns dos objetivos específicos do projeto, que planeia uma integração do acesso a serviços digitais com outros espaços do campus como auditórios, bibliotecas, residências, centros desportivos e até transportes públicos.

O resultado final, avançam os investigadores, será uma arquitetura SMART que integra serviços, acesso, recursos, segurança para benefício da comunidade académica. Um dos exemplos oferecidos diz respeito à criação de um sistema de acesso às residências de estudantes com um sistema de cartão de identificação associado à identidade digital. 
Consulte os restantes projetos apoiados pelo GÉANT Innovation Programme.

Outros artigos relacionados