Instituições de ensino superior e de investigação beneficiárias de instrumentos de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) devem submeter candidaturas ou manifestações de interesse Polen até ao dia 20 de janeiro de 2023.  

Está aberto o período de manifestação de interesse e candidatura à utilização do Serviço de Repositório de Dados de Investigação Polen, na sua fase piloto de implementação. As instituições selecionadas terão a oportunidade de utilizar e desempenhar um papel ativo na testagem do repositório de dados de investigação, emitir recomendações ou sugestões de melhoria, assegurar o depósito dos dados de investigação do seu projeto (até um volume pré-determinado) e transmitir as preocupações da comunidade científica nacional no que diz respeito ao tema do depósito e salvaguarda dos seus dados de investigação.  

Dirigido a instituições de ensino superior e/ou entidades de I&D, beneficiárias de instrumentos de financiamento da FCT, este concurso conta com uma dotação prevista de 30.000€, com um limite mínimo de financiamento por candidatura selecionada de 5.000€, até um máximo de 6 candidaturas. Este financiamento é atribuído por fundos resultantes de um projeto SAMA denominado “Transformação Digital na Investigação: Gestão de Ciência e Ciência Aberta”, com a identificação POCI-05-5762-FSE-000438. 

O projeto Polen pretende promover a Ciência Aberta e dar resposta às necessidades da comunidade na gestão de dados de investigação. Esta iniciativa prevê a criação de vários serviços que permitam aos membros da comunidade de ensino e investigação uma gestão e partilha de dados de investigação efetiva, através de três elementos fundamentais: um sistema de planos de gestão de dados, um serviço de repositório de dados de investigação e um serviço de suporte e apoio à comunidade. 

Para obter mais informações sobre os critérios de elegibilidade e seleção e saber como apresentar uma candidatura, consulte o documento informativo que disponibilizamos online.

    

Outros artigos relacionados