Carina Soares-Cunha, investigadora e Neurocientista, no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, da Universidade do Minho, vencedora da Medalha de Honra L’Oréal  para Mulheres na Ciência em 2022, descreve o seu trabalho científico e conta-nos como “desenvolver uma carreira de investigação em Portugal é muito desafiador, mas também muito motivador, pois através da investigação é possível responder a muitas perguntas que estão à vossa volta e que conseguem, de facto, ter um impacto muito positivo na sociedade.” 

Durante o mês de março, a Unidade FCCN associa-se à campanha da GÉANT #WomenInSTEM, dando a conhecer, em entrevista, as opiniões de várias convidadas nas áreas STEM.

CS-C: Chamo-me Carina Soares Cunha e sou investigadora no Instituto de Investigação e Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho.

– Quando e porque se interessou pela STEM? Era este o seu sonho enquanto criança/adolescente?

CS-C: Eu sou neurocientista, sendo bióloga de formação, uma vez que foi sempre uma área que me fascinou desde os meus tempos de juventude.

– Como é que o seu trabalho contribui para a ciência, inovação e criação de conhecimento? Como é que o seu trabalho tem impacto no mundo?

CS-C: Neste momento, estou a desenvolver uma investigação na área das neurociências, com o objetivo de encontrar quais são os circuitos do cérebro que nos permitem obter recompensas e evitar perigos, de modo a contribuírem para o nosso bem-estar.

O que espera realizar profissionalmente (um objetivo/sonho)?

CS-C: Eu espero muito que a minha investigação no futuro sirva como inspiração para o desenvolvimento de novas terapêuticas mais eficazes no tratamento de doenças relacionadas com estes circuitos cerebrais, porque acredito que assim o meu trabalho será, de facto, valorizado.

– Que mensagem ou conselho inspirador daria a jovens raparigas interessadas numa carreira em STEM?

CS-C: Aquilo que eu posso dizer às raparigas que têm intenção de desenvolver a sua investigação nas STEM é que: desenvolver uma carreira de investigação em Portugal é muito desafiador, no entanto, também, pode ser muito motivador, muito prazeroso, porque vocês conseguem, através da vossa investigação, responder a muitas perguntas que estão à vossa volta e conseguem, de facto, ter um impacto muito positivo na sociedade. 


A parceria que deu origem ao L’Oréal-UNESCO For Women in Science foi celebrada em 1998, entre a UNESCO e a L’Oréal, e inspirou várias iniciativas locais em alguns países em que a empresa tem presença. Portugal é um dos países que, em 2004, iniciou a entrega das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência – iniciativa conjunta entre a  L’Oréal Portugal, a Comissão Nacional da UNESCO – Portugal e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Outros artigos relacionados