
A FCCN, unidade de serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, procura estar próxima da sua comunidade, saber o que os utilizadores pensam dos diferentes serviços, bem como perceber os vários contextos em que estes são utilizados.
Foi neste sentido que falou com Ana Filipe, do Gabinete de Apoio às Tecnologias Digitais, Audiovisuais e Multimédia da Universidade de Évora. Utilizadora recorrente do Videocast, partilhou como este serviço faz parte do seu dia-a-dia.
Considera o Videocast uma ferramenta útil para o seu trabalho e o da sua instituição? Porquê?
A difusão de vídeo é um tipo de serviço em que nos é solicitado apoio, devido à possibilidade de alargar públicos e aumentar a assistência em momentos e acontecimentos relevantes para a Universidade. Do ponto de vista de quem presta esse apoio, o Videocast facilita a gestão de acessos e agendamentos de transmissões, além de proporcionar um serviço de qualidade e fiável.
Quais as principais mais-valias que destaca no Videocast?
Como já referido, a facilidade de acesso na gestão de sessões, através da autenticação federada, é uma das mais-valias do Videocast, uma vez que nos liberta da necessidade de subscrição e registo noutras plataformas, além de não ter custos ou ficarmos sujeitos a restrições associadas aos planos de serviço, como acontece em outras plataformas.
Outra característica é a interface de gestão, que é bastante simples e totalmente direcionada para o serviço de difusão. Neste ponto, destaco a rapidez com que se faz um agendamento, bem como o acesso aos relatórios de assistência.
Finalmente, outra característica a destacar é o suporte técnico. Nas raras vezes em que foi necessário recorrer ao suporte, este não só foi rápido a dar uma resposta, como também essa resposta solucionou perfeitamente a dificuldade reportada.
Que tipo de feedback recebe dos participantes nos eventos transmitidos através do Videocast?
A videodifusão afeta maioritariamente um conjunto de recetores que são anónimos e externos ao universo de utilizadores da Universidade. Por esse motivo, quem assiste raramente nos remete feedback. O feedback que acaba por nos chegar é apresentado principalmente pelas organizações dos eventos que solicitam este serviço e é sempre positivo, sendo referida a satisfação com o alcance de público online. Em particular, quando enviamos os relatórios de assistência e se verifica a mesma em locais inesperados e/ou em números superiores às expectativas.