As Jornadas FCCN estão a chegar e, durante as próximas semanas, partilhamos testemunhos da nossa comunidade sobre a importância deste momento de encontro. Fique a saber o que pensam os participantes das Jornadas sobre esta reunião anual promovida pela Unidade FCCN.
Tiago Guedes, Coordenador da Unidade de Gestão de Informação Científica da Universidade Nova de Lisboa partilha as suas expectativas para a edição de 2023 das Jornadas.


“O que significam as Jornadas FCCN para mim?”

As jornadas FCCN são o ponto de encontro anual entre as equipas das instituições de ensino superior que lidam com a gestão de informação científica e os repositórios institucionais da rede RCAAP e a equipa de apoio e desenvolvimento da FCCN. Permitem criar um fórum anual de atualização e discussão de ideias entre a FCCN e a comunidade das IES, permitindo às instituições perceber as opções estratégicas em termos de roadmap da FCCN, de forma a planear internamente as transições de cariz tecnológico e político em cada instituição.

“Porque é que as Jornadas FCCN são importantes”

Permitem às IES definir um calendário interno de implementação e alteração de processos relativos à gestão de informação científica (PTCRIS) e repositórios institucionais (rede RCAAP). São ainda relevantes como ponto de encontro anual entre toda a comunidade nacional nesta área, funcionando como fórum principal e, idealmente, único, para que se percebam as opções estratégicas da tutela nestas matérias.

“Quais as minhas expectativas para a edição de 2023?”

As principais expectativas para este ano prendem-se com a definição do calendário de implementação do Dspace 7 nas instituições com sistemas CRIS de gestão central independente, o que irá resultar numa atualização tecnológica das interoperabilidades em vigor com a, ainda, versão Dspace 5.5.

Será ainda interessante recolher os mais recentes desenvolvimentos sobre o projeto Pólen, e o respetivo alinhamento com a política da Comissão Europeia, a nova visão do MCES e eventuais novidades planeadas para a área de Gestão Informação Científica.

Outros artigos relacionados