Com um limite de envio até 100 Gigabytes, o Filesender é o serviço da Unidade FCCN que oferece uma solução segura para partilha e envio de grandes ficheiros. Saiba tudo sobre este serviço.

#1 Envio de até 100 Gb

O Filesender é uma aplicação web que permite a utilizadores autenticados enviar e armazenar temporariamente ficheiros de elevada dimensão. O serviço conta com uma capacidade máxima de envio de 100 Gb.

#2 Até 100 destinatários

Sendo a solução ideal para as soluções em que o ficheiro que pretende enviar tem um tamanho demasiado grande para poder ser enviado por email, o Filesender permite o envio para um total de 100 destinatários.

#3 Disponível até 60 dias

Para além do envio, o Filesender permite aos utilizadores autenticados o armazenamento temporário de ficheiros de elevada dimensão. Depois de realizado o envio, o ficheiro fica disponível durante 60 dias. Posteriormente, os ficheiros são apagados, não sendo feita cópia de segurança.

#4 Garantia de segurança

A autenticação dos utilizadores é realizada a partir do serviço RCTSaai, oferecendo a garantia de segurança da rede RCTS*. Se a sua instituição não estiver integrada nesta rede, deverá solicitar a inclusão junto dos serviços informáticos locais.

#5 Adaptado às necessidades

O Filesender foi desenvolvido tendo em conta os requisitos específicos a comunidade académica e científica, sendo suportado por outras Redes Nacionais de Educação e Investigação mundiais: AARNet (Austrália), HEAnet (Irlanda), SURFnet (Holanda) e UNINETT (Noruega).

* A RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade – é a rede nacional de investigação e ensino, também designada internacionalmente por NREN (National Research and Education Network). Gerida e operada pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a RCTS oferece aos investigadores, professores e alunos das instituições aderentes uma infraestrutura digital de alto desempenho que suporta os projetos que desenvolvem a nível nacional e internacional.

Outros artigos relacionados