O eduVPN é um serviço de VPN (Virtual Private Network) desenvolvido pela GÉANT e dirigido à comunidade internacional de investigação e educação e promovido em Portugal através da Unidade FCCN.

O objetivo do serviço é fornecer um acesso mais seguro a redes públicas e privadas para a comunidade de investigação e educação. A experiência essencial do utilizador eduVPN deve ser: “abra o seu laptop e esteja online com segurança”.

O serviço eduVPN foi desenvolvido especificamente para a comunidade académica. Através deste é criado um túnel que protege o tráfego de dados de olhares indiscretos, mesmo quando não navegamos numa rede segura.

Através da solução eduVPN, estudantes e investigadores podem aceder a recursos da instituição de origem, de qualquer lugar, sem se preocuparem com segurança, de uma forma económica e sem interrupções publicitárias (comuns em outras soluções VPN).

As instâncias eduVPN oferecidas por NRENs e instituições de Ensino Superior, permitem que estudantes, investigadores e funcionários das instituições aderentes obtenham uma VPN nos seus dispositivos de trabalho, para acesso a terminais conhecidos.

beneficios chave 2 FCCN Unidade de Computação

O eduVPN pode ser implementado principalmente em dois casos:

eduVPN FCCN Unidade de Computação

Acesso seguro e com privacidade nas redes públicas: fornecendo gateways seguros de acesso a redes de confiança, às quais o utilizador final pode criar túneis de ligação, caso esteja a usar redes não seguras (por exemplo, em particular, pontos de acesso Wi-Fi públicos).

Acesso a redes privadas: Trata-se de uma solução “VPN corporativa”, na qual o utilizador final pode aceder a recursos na rede interna da sua instituição. Nesse caso, o eduVPN possui funcionalidades semelhantes às de um típico concentrador VPN. O serviço também pode ser usado para ligar diferentes campus ou redes (VLANs) numa única instituição.

ACEDER:

O eduVPN é oferecido como um software que pode ser implementado por qualquer NREN ou instituição interessada. O Guia de instalação já está disponível em português, bem como um guião rápido com um resumo das vantagens do serviço.

Mais informações:

O código fonte do software (servidor e cliente) e a documentação acessória podem ser encontrados em:  https://github.com/eduvpn/documentation.

O Guia de instalação original (em inglês) está disponível em: https://github.com/eduvpn/documentation/blob/master/README.md#deployment

Contactos:

eduvpn@fccn.pt

O aplicativo de instalação pode ser encontrado em: https://app.eduvpn.nl/

Outros artigos relacionados