De mãos dadas com o SIP, o SDP, ou Session Description Protocol, é um protocolo fundamental para o VoIP e para a rede RCTS VoIP. Neste artigo, vamos explorar a importância do SDP e como é usado para negociar as características da sessão de voz.

No VoIP, o SDP é estruturado no corpo da mensagem SIP (conforme podemos analisar na imagem abaixo). É atribuído a cada linha uma secção que define diferentes parâmetros da sessão em causa, como por exemplo, os codecs, o tempo de conexão e parâmetros de segurança.

Assim como o SIP, existem certas secções obrigatórias, como o “v=0”, que indica a versão utilizada do SDP e o “o=”, que descreve quem gerou a sessão.

sessao sip FCCN Unidade de Computação

A negociação dos parâmetros acontece quando ambas as partes enviam a sua descrição de sessão e os participantes utilizam essas informações para decidir quais as opções que devem ser utilizadas na sessão. Por exemplo, na imagem superior, conseguimos validar que no INVITE (SIP) são descritos os vários codecs suportados pelo participante.

Concluindo, o SDP, é o nosso negociador nato que permite uma flexibilidade de parâmetros a cada participante da sessão. Sem esta flexibilidade, seria muito provável existir vários problemas de compatibilidade e de interoperabilidade em muitas das chamadas que percorrem a rede RCTS VoIP.

Outros artigos relacionados