Com vista à sua conservação, 116 websites históricos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) passaram a estar acessíveis no serviço Memorial do Arquivo.pt 

Este trabalho, que teve como objetivo guardar para o futuro uma representação fiel destes conteúdos anteriormente publicados, deu-se através da colaboração entre os responsáveis dos websites e a equipa Arquivo.pt.  

Entre as páginas agora alojadas em Arquivo.pt, encontram-se algumas de projetos de investigação ou eventos científicos. Apesar de estarem nos servidores da faculdade e do seu conteúdo histórico continuar a ser interessante para a comunidade, estes websites não eram atualizados – motivo pelo qual foram escolhidos para migrarem para o Memorial.

A primeira página conservada foi a do programa científico MiNEMA. Este site deixou de ser atualizado em 2009 quando o projeto terminou, porém, a faculdade investiu durante os 10 anos seguintes recursos na sua manutenção.  

Impacto positivo na gestão de recursos 

Após a integração das páginas no Memorial, a FCUL teve apenas de manter os domínios correspondentes, já que o Arquivo.pt passa a preservar toda a informação que estes continham.  

Ao desligar os servidores respetivos, foi possível poupar os recursos que a Faculdade despendia na manutenção das páginas, tanto relativos à eletricidade, espaço ou mesmo recursos humanos. 

Outras entidades que já utilizam o Memorial Arquivo.pt  

Além da FCUL, o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo já preservou 23 dos seus websites no Memorial e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia um total de 40

As instituições públicas têm prioridade para beneficiar deste serviço. No entanto, outras entidades também o podem solicitar, desde que sejam detentoras do domínio do website.  

Para saber mais sobre este serviço veja este vídeo:  

Outros artigos relacionados