Uma das principais missões da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da unidade FCCN, é assegurar que a comunidade académica e científica se mantém conectada, disponibilizando uma ligação rápida e eficiente à Internet. Saiba de que forma acontece e quais os serviços permitem cumprir este objetivo. 

O início da Internet em Portugal

A conectividade está, desde muito cedo, presente na vida da unidade FCCN. No outono de 1991, Portugal ligou-se à Internet, como resultado do projeto “Serviço IP da RCCN”, conduzido pela unidade FCCN (então Fundação para o Desenvolvimento dos Meios Nacionais de Cálculo Científico).

Desde então, muito mudou. Houve uma grande evolução a nível da infraestrutura, que permitiu que hoje se tenha acesso a 100 Gbps de Internet. Contudo, independentemente da velocidade, o objetivo mantém-se o mesmo: tornar a comunicação entre a comunidade académica e científica nacional e internacional mais eficiente, através de serviços de conectividade eficazes.

Essa é a razão pela qual a Conectividade é um dos pilares da missão da unidade FCCN. Através da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) – a infraestrutura digital de Conectividade e Computação, direcionada para a comunidade de Investigação e Ensino – é assegurada a Comunicação, a Colaboração e o desenvolvimento de novo Conhecimento Científico. Saiba mais sobre cada um dos serviços de Conectividade FCCN:

#1 eduroam

Uma presença habitual nos campi de ensino portugueses, desde 2003, a rede eduroam garante o acesso seguro à Internet a toda a comunidade de Ensino e Investigação. Cada utilizador tem a sua credencial de acesso, que é válida em instituições de todo o Mundo. Por essa razão, com o mesmo login, é possível ter acesso à Internet em mais de 100 países e territórios a nível global. Na Europa, por exemplo, contam-se mais de 15 mil hotspots.

A eduroam foi criada há cerca de duas décadas, sendo que Portugal foi um dos seis países “pioneiros” da iniciativa, juntamente com os Países Baixos, Alemanha, Finlândia, Croácia e Reino Unido. Desde então, a gestão e acompanhamento da eduroam em Portugal está a cargo da unidade FCCN.

#2 GigaPIX

O GigaPIX é um Internet Exchange Point disponibilizado pela unidade FCCN que tem um impacto direto na utilização da Internet em Portugal. Desde logo, este é um serviço que permite a vários fornecedores de Internet e redes de distribuição de conteúdos trocar tráfego entre si, gerando uma maior velocidade de ligação.

Já que as entidades membros do GigaPix podem trocar tráfego de Internet, estas reduzem muito significativamente custos, evitando uso de ligações internacionais e encontrando caminhos economicamente mais rentáveis. Empresas como a Microsoft, a Google ou a Meo/Altice são algumas das que integram o GigaPIX

Além da diminuição de custos, o GigaPIX melhora a experiência de utilização da Internet (tanto em navegação como em streaming ou videojogos online), aumentando ainda a redundância da infraestrutura de rede, bem como a sua confiabilidade e segurança. 

 #3 RCTS IP

O RCTS IP é o serviço que liga as entidades de ensino e ciência à Internet global, onde se incluem redes de conhecimento, tais como, a rede académica europeia, GÉANT, ou a espanhola RedIRIS. É a partir deste serviço que se disponibilizam todos os outros serviços e aplicações FCCN, quer sejam estes estes relacionados com colaboração, conhecimento, computação ou segurança.

Entre 2017 e 2022, foi desenvolvido um projeto de requalificação que veio alargar a infraestrutura de fibra óptica da rede nacional de ensino e investigação e garantir a sua atualização tecnológica – o RCTS100. Além da ativação de novas rotas da infraestrutura de fibra óptica, que possibilitaram atualizar as ligações a várias instituições de ensino superior, foi ainda possível com esta iniciativa criar novos anéis na rede.

#4 RCTS Plus

Através do RCTS Plus, é possível ter acesso a funcionalidades avançadas que são asseguradas a partir da criação de Redes Virtuais Privativas (VPN). Estas VPN permitem a troca de grandes volumes de dados de forma simples e integrada. Por essa razão, este é um serviço destinado a projetos ou aplicações que necessitem de conetividade comutada de elevado desempenho.

Este serviço pode ser utilizado por todas as instituições que tenham aderido ao RCTS IP, sendo disponibilizados débitos de 1 Gbits/s ou 100 Gbits/s, utilizando endereço próprio. É ainda possível incluir entidades de outras redes académicas europeias, através do serviço equivalente GÉANT Plus.

#5 RCTS Lambda

“Comunique à velocidade da luz” é a proposta do projeto RCTS Lambda, materializada através da criação de ligações ponto-a-ponto (com baixa latência e jitter – desvio da periodicidade de um sinal presumivelmente periódico -, constante), normalmente entre dois locais da mesma entidade. Esta é uma possibilidade garantida pelo investimento em mais de 2600 Km de fibra óptica exclusiva da RCTS.

Desta forma, é possível, através deste serviço, oferecer comunicações quase sem limite para alunos, professores, investigadores e outros utilizadores, com a transferência de dados a 100Gbps, num canal isolado e dedicado, que não influencia o desempenho de outros serviços de conectividade RCTS.

Algumas das aplicações deste serviço dizem respeito a projetos que recorram a computação avançada e armazenamento de dados, nomeadamente, em áreas como Medicina, Biologia, Astronomia ou Física de Partículas.

#6 RCTS FIBRA

Este serviço da unidade FCCN permite às instituições de ensino e investigação criar redes de fibra óptica à medida das suas necessidades. Através da disponibilização de um par de fibra óptica, sem qualquer equipamento ativo no meio, é garantido o isolamento total do tráfego e os maiores níveis de segurança.

É ainda possível escolher quais as tecnologias a utilizar, permitindo criar uma resposta flexível às necessidades específicas da entidade. Ao fornecer um meio de transporte totalmente isolado, este serviço alcança os mais altos requisitos de segurança de informação.

#7 RCTS VoIP

A voz sobre Internet (Voice over Internet Protocol ou VoIP) é a tecnologia que permite estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num sinal digital. Assim, a voz é enviada através da ligação à Internet, sob a forma de pacotes com endereçamento IP.

Atualmente, cerca de 40 instituições já recorrem a este serviço, garantindo a redução de custos, uma vez que estas chamadas podem ser realizadas sem qualquer valor associado, entre as entidades aderentes ao serviço. Este é um serviço que funciona 24 horas por dia, em condições controladas, através de conectividade de alto débito, o que o torna altamente fiável.

Mais informações sobre estes serviços da unidade FCCN que têm como intuito impulsionar a Conectividade em Portugal e além-fronteiras em https://www.fccn.pt/conectividade/

Outros artigos relacionados