No passado dia 19 de dezembro de 2023, a conetividade de e para a RedIRIScongénere espanhola da FCCN, unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, – aumentou uma das ligações de 10Gbps para 100Gbps. Este marco foi realizado através de um trabalho de colaboração entre as duas entidades ibéricas. 

Troca de tráfego sem ligação a terceiros

Com este aumento de capacidade, as duas redes estão agora mais próximas do que nunca, ao poderem trocar tráfego IP com uma maior capacidade, rapidez e qualidade. Torna-se possível uma ligação direta entre as duas NREN (National Research and Education Network) Ibéricas, sem recorrerem a ligações de terceiros.  

Pedro Lorga, gestor de serviços na área da conectividade na unidade FCCN, reforça que “as possibilidades desta ligação direta entre as duas entidades vem permitir-lhes uma maior independência, fazendo com que não precisem, nomeadamente, de recorrer à ligação da Géant – rede académica europeia”.  

Uma RCTS mais conectada a nível internacional

Esta evolução marca mais um passo no melhoramento da conetividade internacional da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade -, com planos muito ambiciosos para, futuramente, tirar ainda mais partido desta nova capacidade.  

A RCTS é a rede nacional de investigação e ensino, também designada internacionalmente por NREN (National Research and Education Network). Gerida e operada pela unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a RCTS oferece aos investigadores, professores e alunos uma infraestrutura digital de alto desempenho, que suporta a conetividade dos projetos que desenvolvem a nível nacional e internacional. 

Outros artigos relacionados