O Programa Future Talent é uma oportunidade única para estudantes e jovens profissionais de vários países desenvolverem a capacidade de falar em público e de fazer apresentações eficazes. As candidaturas devem ser submetidas até 28 de janeiro.  

Esta é uma iniciativa da GÉANT, rede pan-europeia de dados para a comunidade de investigação e de ensino, que liga as diferentes redes nacionais de investigação e ensino (NREN). Em Portugal, a representante desta rede é a FCCN, unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sendo esta a responsável por registar todos os estudantes interessados no programa.  

O Future Talent 2024 é composto por workshops práticos e interativos, que decorrerão entre os meses de março e maio e que proporcionarão um ambiente seguro para os participantes desenvolverem as suas competências comunicacionais e criarem oportunidades de networking entre si. O resultado final desta aprendizagem será revelado num vídeo gravado por cada participante, que será posteriormente divulgado nos canais de comunicação da GÉANT.  

Os participantes poderão subir ao palco da TNC24 

Alguns dos estudantes e jovens profissionais no programa serão selecionados para apresentar a sua ideia/projeto numa Lightning Talk, na TNC24 – a maior e mais prestigiada conferência de redes de investigação e educação, que terá lugar em Rennes, França, de 10 a 14 de junho de 2024. As propostas de Lightning Talk devem de ser submetidas até 10 de março de 2024 e ter como foco uma área relacionada com tecnologia ou redes.   

Quem se pode candidatar ao programa 

Estão elegíveis todos os estudantes inscritos num curso relacionado com Tecnologias da Informação e redes, pertencente a uma universidade ou estabelecimento de ensino. A estes, pode juntar-se ainda qualquer jovem profissional que trabalhe nestas áreas. 

Todos os participantes devem ser nomeados por uma NREN membro da GÉANT – em Portugal, a FCCN. Cada NREN pode selecionar e apoiar a inscrição de até 3 candidatos.  

Candidaturas até 28 de janeiro

Os interessados têm até 28 de janeiro para garantir o seu registo, que deve ser submetido pela NREN do seu país. Em Portugal, os interessados deverão enviar a sua candidatura para o seguinte endereço de email: c.imagem@fccn.pt.  

Mais informações em: https://community.geant.org/learning/future-talent-programme/ 

Outros artigos relacionados