Passar para o Conteúdo Principal
 

GigaPIX

logo Gigapix

 

O GigaPIX é o Ponto de Troca de Tráfego (Internet Exchange Point) promovido e operado pela FCCN.

Um Internet Exchange Point é um ponto neutro de troca de tráfego entre diferentes organizações, com a missão de permitir que várias redes IP se interliguem entre si de forma mais eficiente.

O GigaPIX melhora a qualidade da interligação das redes IP em Portugal e evita a utilização de recursos internacionais para trânsito de pacotes IP com origem e destino em Portugal.

Sem uma infraestrutura como o GigaPIX, o tráfego com origem e destino em localizações geográficas próximas teria em muitos casos que cruzar fronteiras, tornando a comunicação menos eficiente (e mais cara).

A redução de custos para as redes participantes é uma das principais vantagens do GigaPIX, mas a esta podemos também adicionar a redução da latência (atraso). O GigaPIX torna as comunicações locais mais rápidas.


CARACTERÍSTICAS

O GigaPIX é uma evolução do PIX (Portuguese Internet eXchange) criado em setembro de 1995. A alteração do nome deu-se em 2001 e reflete o facto de a infraestrutura ter passado a contar com portas com capacidade Gigabit.

Neste momento a FCCN disponibiliza o GigaPIX a dezenas de redes, distribuídas pelos centros de dados de Lisboa e Porto, com portas individuais de 10Gbps, 1Gbps e 100Mbps.