Renata Castelo-Branco e João Brandão são os estudantes portugueses escolhidos para participar na TNC23, no âmbito do Future Talent Programme, para participação nas Lightning Talks do evento. Através de uma apresentação de 5 minutos, vão partilhar o seu trabalho, detalhando a forma como este utiliza recursos tecnológicos na área de IT ou redes de computação.  

Anualmente, a GÉANT e a Unidade FCCN deixam um desafio à comunidade de estudantes de ensino superior em Portugal – partilhar uma história ou projeto na maior conferência anual de redes do mundo. Este é o conceito do desafio Lightning Talks, através do qual estudantes de toda a Europa vão subir a palco, em junho, durante a TNC23, em Tirana, na Albânia.  

Das candidaturas submetidas pela Unidade FCCN ao programa foram escolhidos dois participantes: Renata Castelo-Branco, estudante de doutoramento em Ciências da Computação do Instituto Superior Técnico, e João Brandão, estudante de mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).  

“Disseminar o trabalho desenvolvido é parte integrante da vida de investigador”, destaca Renata Castelo-Branco. A estudante de doutoramento vai apresentar o seu trabalho que aborda a integração da computação na Arquitetura e acredita que, através desta experiência, poderá lançar um novo olhar sobre o projeto, “utilizando todo e qualquer retorno para o melhorar”.  

O projeto de Renata Castelo-Branco é intitulado The Algorithmic Design Sketchbook e foca a área do design algorítmico. “O recurso à programação e as alterações que esta abordagem impõe aos processos tradicionais de design têm limitado o seu uso aos gigantes da indústria”, explica a investigadora. Nesse sentido, o projeto procura “tornar o pensamento algorítmico mais acessível, complementando-o com mecanismos de desenvolvimento e explicação visuais e dinâmicos, promovendo assim a sua utilização generalizada na indústria”.   

tnc23

Já João Brandão irá apresentar a investigação que tem realizado no âmbito da sua dissertação de mestrado, que tem como objetivo avaliar o valor das comunidades de energia renovável. “Será uma boa oportunidade para me desafiar e dar a conhecer o trabalho que tenho realizado”, salienta o estudante.  

O trabalho de João Brandão estuda, em particular, os impactos para o utilizador e para o sistema energético destas comunidades. “Este tema é bastante pertinente, uma vez que, devido à necessidade de acelerar a transição energética e assegurar o cumprimento das metas de descarbonização estabelecidas, as Comunidades de Energia Renovável têm tido um rápido crescimento”, explica.  

tnc23

 
Foco na comunicação 

A participação no Lightning Talks Challenge envolve uma componente formativa, em que são trabalhadas competências ligadas à comunicação. Uma dimensão que é especialmente valorizada pelos participantes. “Frequentemente, enquanto investigadores, transmitimos as nossas descobertas de forma muito técnica, uma vez que a comunicação é direcionada a um público igualmente técnico e especializado”, destaca Renata Castelo-Branco, antes de sublinhar que iniciativas como o LTC “levam inevitavelmente a fazer um esforço de síntese, simplificação e foco nas reais contribuições para a sociedade”.  

Também João Brandão salienta a importância desta vertente da experiência, garantindo estar “com grandes expectativas”. “Vai certamente ajudar a desenvolver as minhas capacidades de comunicação, conhecer projetos inovadores vindos de diversas realidades e alargar a minha rede de contactos”, conclui. 

Outros artigos relacionados