O gestor do serviço RCTS CERT – resposta a incidentes de segurança informática – da Unidade FCCN, Carlos Friaças, entrou para o IPv6 Hall of Fame pelos contributos para “o desenvolvimento e implementação da tecnologia IPv6”.

A Unidade FCCN tem uma atividade historicamente significativa no uso e disseminação da tecnologia IPv6, também conhecida como Internet de nova geração e foi pioneira a suportar esta tecnologia no contexto académico. Para além da evolução da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) – que suporta serviços em IPv6 – destaca-se o trabalho desenvolvido no GigaPIX, que permite desde há muitos anos aos operadores fazer “peering” com esta tecnologia. Ao longo dos últimos anos, Carlos Friaças tem-se destacado na divulgação da tecnologia IPv6, realizando cursos no espaço europeu e lusófono, bem como comunicações em conferências em vários pontos do mundo.

Inspirado no Internet Hall of Fame, o IPv6 Hall of Fame reconhece o trabalho de mais de 150 profissionais em várias áreas pelas suas “contribuições extraordinárias”. “O Internet Protocol version 6 (IPv6) é a única forma de sustentar o crescimento da Internet no futuro, para além das necessidades atuais”, sublinha a organização, no site da iniciativa.

Saiba mais sobre o “IPv6 Hall of Fame” em https://www.ipv6halloffame.org

Outros artigos relacionados