Crescimento de tráfego e de número de membros ligados ao GigaPIX leva ao reforço da capacidade de interligação das várias salas técnicas do Internet Exchange Point (IXP) disponibilizado pela Unidade FCCN.

O final de 2020 implicou um reforço da capacidade do GigaPIX, com o aumento da capacidade de interligação das várias salas técnicas. Em novembro e dezembro de 2020, as duas salas na Av. do Brasil passaram a estar ligadas a 100Gbbps, havendo igualmente um aumento de capacidade com 100G adicionais na interligação entre uma das salas técnicas da Av. do Brasil e a Equinix (Prior Velho). Foram ainda substituídos equipamentos na LAN2 na Av. do Brasil que agora permitem ligar novos membros a 100G nesta rede.

Este reforço de capacidade, inicialmente previsto para 2021, deve-se ao crescimento da utilização do GigaPIX. Enquanto ponto de troca de tráfego, este Internet Exchange Point (IXP) disponibilizado pela Unidade FCCN, tem visto a sua utilização aumentar, desde a sua criação, com um crescimento sustentado médio anual de 36%. 2020 veio reforçar estes números, com um aumento de 49%, em dezembro de 2020, face ao período homólogo, por exemplo.

Existem várias razões que justificam este crescimento, nomeadamente o maior número de pessoas em teletrabalho, o aumento da utilização da Internet para compras online ou o maior consumo de conteúdos de streaming. Por outro lado, durante o ano de 2020, registou-se um aumento de 100% do número de membros ligados ao GigaPIX na Equinix.

Em 2021, está prevista a continuação deste trabalho de reforço de capacidade, robustecendo as interligações entre os vários datacenters. Nesse sentido, será criado um anel de fibra usando equipamento de transmissão dedicado com capacidade para vários circuitos a 100G. Esta estrutura terá a capacidade de, no futuro, suportar interfaces para débitos superiores, acautelando as necessidades de crescimento do GigaPIX para os próximos anos.

O que é o GigaPIX?

Enquanto Internet Exchange Point (IXP) disponibilizado pela Unidade FCCN, o GigaPIX é um serviço que permite interligar vários fornecedores de Internet (ISP’s) a redes de distribuição de conteúdos (CDN’s), trocando tráfego entre si, reduzindo os atrasos e proporcionando uma melhor experiência de utilização da Internet. Por outro lado, esta ação permite uma redução muito significativa de custos, ao evitar o uso de ligações internacionais mais dispendiosas. O GigaPIX está presente em Lisboa em 3 salas técnicas, duas das quais na Av. do Brasil e uma terceira (Equinix) no Prior Velho. Tem ainda presença no Porto. O GigaPIX é o IXP mais antigo e com o maior número de membros em Portugal.

Para saber mais sobre o GigaPIX, visite: https://www.fccn.pt/institucional/gigapix/

Outros artigos relacionados