Unidade FCCN e a GÉANT uniram esforços para dinamizar um workshop ligado ao projeto Open Cloud for Research Environments (OCRE). 

Foi no dia 22 de fevereiro que as entidades aderentes ao acordo quadro Open Cloud for Research Environments (OCRE) tiveram oportunidade de participar numa formação sobre este programa. Através desta ação, foi possível dar a conhecer todas as mais-valias e potencialidades deste consórcio que pretende “acelerar a adoção da tecnologia cloud por parte da comunidade de investigação europeia”. 

A formação surge no seguimento da sessão de divulgação do acordo entre as entidades aderentes, realizada em 2021, e está disponível online

O OCRE resulta da parceria entre a GÉANT, 40 redes nacionais de investigação e ensino e 20 mil instituições europeias de ensino superior que negociaram coletivamente um acordo quadro pan-europeu por um período de 4 anos. O acordo inclui a negociação de condições mais vantajosas em termos como preço, qualidade, quantidade ou obrigações, por exemplo, com os mais importantes fornecedores de Serviços Cloud IaaS+. 

As vantagens da criação deste acordo-quadro são várias e concretizam-se, para além da garantia de melhores preços através da agregação da procura em vários países, numa maior facilidade de contratualização (com templates contratuais prontos a usar), na redução dos tempos de espera processuais, apoio em todas as fases do processo, garantia de segurança no manuseamento de dados, entre outras. Enquanto rede de investigação e ensino nacional, a Unidade FCCN tem a competência de agilizar os trâmites necessários à contratação entre as Entidades Confirmadas e os fornecedores. 

Outros artigos relacionados