O papel fundamental dos arquivos na sociedade é destacado hoje, dia 9 de junho, no Dia Internacional dos Arquivos. Nesta data, recordamos o impacto do Prémio Arquivo.pt.  

Foi em 2018 que se realizou a primeira edição do Prémio Arquivo.pt. Desde então, ao longo de cinco edições, este galardão já distinguiu 15 projetos de investigação que utilizam a informação preservada por este serviço da Unidade FCCN. No total, foram entregues 75.000€ em prémios.  

O objetivo do Prémio Arquivo.pt é galardoar trabalhos inovadores que os serviços de pesquisa e acesso disponibilizados publicamente pelo Arquivo.pt e demonstrar claramente a utilidade do serviço.  

Ter o Arquivo.pt como fonte primordial de informação é o único critério, não existindo qualquer restrição de tema. Ao longo das várias edições, já foram distinguidos trabalhos que focam campos como Educação, História, Sociologia, Comunicação, Saúde ou Informática, por exemplo. “Para nós, é muito bom ver como é feita uma utilização tão diversificada do Arquivo.pt, nas mais diversas áreas”, sublinhou o gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes.   

No Dia Internacional dos Arquivos, conheça os trabalhos que conquistaram o 1.º prémio, ao longo dos últimos cinco anos.  

2018 

Conta-me Histórias 

O trabalho “Conta-me Histórias” foi criado pela equipa liderada por Ricardo Campos e com Arian Pasquali, Vítor Mangaravite, Alípio Jorge e Adam Jatowt. Este serviço online recorre a 24 fontes de notícias eletrónicas (jornais e portais nacionais), oferecendo ao utilizador uma narrativa temporal a partir de notícias sobre qualquer assunto (ex. Troika em Portugal). Os resultados obtidos podem ser explorados com recurso a uma linha do tempo e ao conjunto de palavras relevantes no âmbito do tópico de pesquisa. 

Mais informação no site sobre o Arquivo.pt.  

2019 

“Conta-me Histórias” 

meuParlamento.pt 

meuParlamento.pt é uma aplicação móvel que simula o Parlamento Português, convidando todos os cidadãos e cidadãs a desempenharem o papel de deputado. A app simula o plenário da Assembleia da República e permite que os cidadãos conheçam e votem as propostas legislativas apresentadas no Parlamento Português há mais de uma década, ficando a saber quais são os partidos que têm uma opinião mais próxima da sua. O trabalho foi criado por Nuno Moniz, Arian Pasquali, Tomás Amaro.  

Mais informação no site sobre o Arquivo.pt.  

2020 

“Conta-me Histórias” 

Desarquivo 

Desenvolvido por Miguel Ramalho, “Desarquivo” é um website que permite pesquisar por entidades (ex. pessoas, organizações e locais) e identificar relações entre elas, a partir das notícias publicadas em jornais online ao longo do tempo. Os resultados das pesquisas são apresentados na forma de um grafo ou rede de relações que permitem a um jornalista, investigador ou qualquer outro cidadão explorar dinamicamente as relações entre informação histórica preservada da Web pelo Arquivo.pt. 

Mais informação no site sobre o Arquivo.pt.  

2021 

Major Minors 

Desenvolvido por Paulo Martins e Leandro Costa, “Major Minors” é uma Ontologia de recortes de imprensa de jornais portugueses com referência a minorias sociais. Este trabalho visa mapear e estudar a representação de minorias em contexto jornalístico português ao longo das duas primeiras décadas do século XXI. Por exemplo, um utilizador pode visualizar artigos arquivados de notícias que referem minorias. 

Mais informação no site sobre o Arquivo.pt.  

2022 

Arquivo do Parlamento 

O vencedor da edição de 2022 do Prémio Arquivo.pt foi o trabalho “Arquivo do Parlamento” desenvolvido por Tiago Santos. “Arquivo do Parlamento” é uma aplicação Web que agrega notícias e artigos de opinião extraídos do Arquivo.pt com base nos dados abertos do Parlamento.pt. Por exemplo, um utilizador pode pesquisar sobre uma personalidade política e obtém discursos, notícias e outras publicações que o Arquivo.pt preservou. 

Mais informações no site sobre o Arquivo.pt

Outros artigos relacionados