A Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA) anuncia o lançamento de dois laboratórios virtuais inovadores, que têm como objetivo principal impulsionar a inovação tanto em High Performance Computing (HPC) quanto em Inteligência Artificial (IA). A RNCA convida todos os interessados em saber mais sobre o Laboratório Virtual em Inteligência Artificial a assistirem a uma sessão de esclarecimento online, no dia 29 de maio, pelas 12h. 

Apoiado pelos Centros Operacionais e Centros de Competência da RNCA, nasceu um projeto-piloto para um laboratório virtual de High Performance Computing, denominado HPCvLAB. O HPCvLab tem como objetivo fornecer um ambiente acessível e educativo para utilizadores sem experiência prévia em HPC.  

Ao disponibilizar um pacote inicial de recursos computacionais HPC, o HPCvLAB capacita potenciais futuros utilizadores, permitindo-lhes explorar e aproveitar os benefícios da computação de alto desempenho. Este acesso a recursos computacionais de alto desempenho para formação e desenvolvimento de conhecimentos tem o apoio cinco Centros de Competência com presença em Vila Real, Aveiro, Covilhã, Lisboa e Faro, garantindo uma cobertura abrangente em todo o país. O HPCvLAB promete assim ampliar e promover a utilização eficiente de clusters HPC.  

Em traços gerais estão elegíveis as seguintes utilizações: 

  • Utilizadores sem experiência prévia em HPC são incentivados a explorar este ambiente computacional com o suporte necessário para aprendizagem. 
  • Teste de ferramentas HPC em projetos-piloto nos setores da indústria e administração pública, alinhados com os objetivos do projeto EuroCC2, promovendo inovação e desenvolvimento tecnológico. 
  • Suporte a professores em cursos de mestrado e doutoramento, permitindo-lhes acessar recursos HPC para pesquisa e ensino. 
  • Iniciativas da RNCA e do projeto EuroCC2, como formações HPC para parceiros industriais regionais

Esta primeira edição do laboratório de HPC está programada operar até 31 de dezembro de 2024 e este investimento inicial visa garantir que os utilizadores, ainda que iniciantes, tenham recursos adequados para explorar e aproveitar ao máximo o potencial da computação de alto desempenho

Em paralelo, o laboratório para promoção de utilização de recursos de Inteligência Artificial foi denominado AIvLAB e está centrado na plataforma VISION, uma máquina da Universidade de Évora, especialmente desenhada para trabalhos de Inteligência Artificial, em algoritmos de machine learning. Este laboratório virtual de IA tem, por sua vez, o objetivo de potenciar a utilização de técnicas de IA nas comunidades de investigação e inovação, oferecendo recursos e suporte para experimentação e desenvolvimento de projetos em IA e Machine Learning

Para este Laboratório pretende-se cumprir os seguintes preceitos:  

  • Apoiar utilizadores sem experiência e candidatos CPCA que queiram testar ferramentas de IA em GPUs;  
  • Testar ferramentas de IA em projetos-piloto dos setores da indústria e administração pública;  
  • Suportar formações em IA, no âmbito do EuroCC2, bem como acolher professores de cursos lecionados nas IES que peçam recursos para testar ferramentas e algoritmos de IA com GPUs

Este projeto-Piloto estará também ativo até 31 dezembro 2024 e cada utilizador terá até 6 meses de acesso. Está agendada uma sessão de esclarecimento online sobre o AIvLAB @ VISION, no dia 29 de maio, pelas 12h. 

Ambos os laboratórios refletem o compromisso da RNCA e do projeto EuroCC2 na promoção da adoção de tecnologias avançadas e em capacitar as comunidades de investigação e inovação em Portugal. Com o lançamento destas iniciativas, espera-se um impulso significativo na colaboração e no avanço tecnológico, assim como a desmistificação do acesso a estas tecnologias. 

Em suma, para os interessados em aproveitar o HPCvLAB bastará entrar em contato com um dos Centros de Competência participantes e solicitar acesso gratuito aos recursos do HPCvLAB.  

No caso do AIvLAB @ VISION os interessados deverão preencher o formulário disponível online

Para esclarecimentos adicionais ou mais informação sobre como aceder poderá escrever-nos para rnca@fccn.pt

Outros artigos relacionados