Esmeralda Pires, Gestora do Serviço de Identidade Digital na Unidade FCCN, partilha a sua experiência na perseguição dos seus interesses e paixões, fala-nos do trabalho que a equipa que gere desenvolve e nas mulheres que a inspiram nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Durante o mês de março, a Unidade FCCN associa-se à campanha da GÉANT #WomenInSTEM, dando a conhecer, em entrevista, as opiniões de várias convidadas nas áreas STEM.

Esmeralda Pires (EP): Chamo-me Esmeralda Pires e trabalho na unidade FCCN.

Quando e porque se interessou pela STEM? Era este o seu sonho enquanto criança/adolescente?

EP: Sempre encarei a matemática como um desafio gratificante e a programação como uma forma diferente de resolver os problemas. É também uma forma de expressar a minha vontade de criar algo. Sem dúvida que foi a matemática que me fez interessar pela informática. 

Como é que o seu trabalho contribui para a ciência, inovação e criação de conhecimento? Como é que o seu trabalho tem impacto no mundo?

EP: Neste momento,eu e a minha equipa gerimos várias infraestruturas de autenticação e autorização direcionadas quer para a comunidade académica, quer para a comunidade do ensino. Estas infraestruturas permitem que os alunos, professores e investigadores acedam de facto a ferramentas e recursos que são importantes para as suas atividades, tanto no ramo da investigação, como para a colaboração e partilha de conhecimento.

Nomeie uma mulher em STEM que a inspire porquê.

EP: É difícil responder e escolher só uma. Existem várias mulheres que me inspiram em várias áreas, mas os nomes que tenho muito presentes são: a Maria de Lurdes Pintassilgo, a Marie Curie, a Malala Yousafzai.  No entanto, há muitas outras mulheres, cujo nome desconhecemos, que são tão corajosas, tão resilientes e tão inspiradoras, tal como as que referi anteriormente. O mais importante é que todas tenhamos a oportunidade de ser o que realmente desejamos.

Que mensagem ou conselho inspirador daria a jovens raparigas interessadas numa carreira em STEM?
EP: Diria para se desafiarem. Explorem. Não desistam. Acima de tudo escolham aquilo que vos inspira, aquilo que vos motiva, e eu tenho a certeza de que vão fazer as vossas próprias oportunidades, e a serem felizes.

Outros artigos relacionados