Se é professor ou estudante do Ensino Superior, conheça as suas opções para um arranque de ano letivo em que o ensino presencial poderá ser alternado com o ensino a distância. A Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia coloca à disposição da comunidade académica aderente à RCTS* um conjunto de serviços e ferramentas digitais que facilitam a sua experiência académica ao permitirem, por exemplo, realizar reuniões e aulas a distância, enviar grandes ficheiros ou produzir conteúdos educativos digitais.

#1 eduroam. Ligue-se ao mundo

 Uma presença habitual nos campi portugueses, desde 2003, a rede eduroam garante o acesso seguro à Internet a toda a comunidade de ensino e investigação. Implementado em Portugal pela Unidade FCCN, a eduroam garante a cada estudante uma credencial de acesso válida em instituições de pertencentes à Rede em todo o país e em todo o Mundo. Por essa razão, com o mesmo login, é possível ter acesso à Internet em 101 países.

https://eduroam.pt/

 

#2 Filesender. Envie grandes ficheiros

Este serviço assume-se como a solução ideal para os trabalhos que envolvem a partilha de ficheiros pesados. O Filesender permite o envio de ficheiros até ao limite máximo de 100 GB. Enquanto ferramenta exclusiva para uso de estudantes, professores e investigadores, o Filesender é a melhor opção para a partilha segura dos ficheiros de grandes dimensões.

https://filesender.fccn.pt/

#3 Colibri. Comunique a distância

Graças a este serviço de colaboração Web, é possível encontrar um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões a distância. O Colibri permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para 300 participantes por sessão. É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e ecrã. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior, através do serviço educast. Este serviço tem sido fundamental para fazer frente aos constrangimentos colocados pela pandemia da Covid-19, registando um aumento de 4000%, face aos primeiros meses de 2019.

http://colibri.fccn.pt/

#4 Educast. Divulgue o seu trabalho

Para estudantes ou professores que pretendam registar e divulgar o seu trabalho académico, o Educast é o parceiro ideal. Através desta plataforma é possível gravar, editar e publicar conteúdos (como aulas ou apresentações), utilizando apenas o computador pessoal e a plataforma de gravação e edição disponível online. A publicação é realizada através do upload para um portal pesquisável que agrega mais de 30 mil vídeos, com possibilidade de partilha integrada nas redes sociais.

https://educast.fccn.pt/

#5 b-on e RCAAP. Encontre informação

 Para complementar a sua bibliografia, estudantes, professores e investigadores podem sempre contar com a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) e o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal). A b-on oferece acesso ilimitado e permanente a milhares de periódicos e e-books publicados em algumas das principais editoras internacionais, permitindo às instituições a racionalização de custos, através da negociação centralizada com os fornecedores de conteúdos científicos. Já o RCAAP coloca à disposição do utilizador uma plataforma de armazenamento, preservação e promoção do acesso aberto ao conhecimento científico produzido em Portugal, agregando milhares de conteúdos que se encontram dispersos pelos variados repositórios portugueses.

https://www.b-on.pt/

https://www.rcaap.pt/

#6 Arquivo.pt. Viaje no passado

 Armazenando informação publicada online desde 1996, o Arquivo.pt assegura uma forma

simples e intuitiva de pesquisar e consultar páginas web do passado. A informação armazenada nos servidores da FCCN poderá, por isso, ser muito relevante para trabalhos académicos e investigações científicas. As aplicações podem chegar à sala de aula, com a eventual criação de estudos de caso em áreas como o Design, as Ciências Sociais ou Tecnologias da Informação.

https://arquivo.pt/

 

#7 NAU. Aposte na formação e na disponibilização de conteúdos 

Ideal para complementar conhecimentos e apostar numa aprendizagem ao longo da vida, a Plataforma NAU – Sempre a Aprender disponibiliza acesso gratuito a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). As formações são diversificadas e vão de cursos na área da Saúde ao Cyberbulling, Proteção de Dados Pessoais ou Educação. Os MOOC são uma opção de educação a distância com popularidade crescente no Mundo, sendo que, durante o ano de 2019, mais de 110 milhões de estudantes frequentaram este tipo de cursos. A Plataforma NAU assume-se ainda como uma mais-valia para as instituições de ensino superior portuguesas, com a possibilidade de criação de formações diferenciadas e à medida das suas necessidades.

https://nau.edu.pt/

 

#8 Estúdio. Crie conteúdos de topo

 O Estúdio FCCN disponibiliza equipamento profissional para a produção de conteúdos audiovisuais a toda a comunidade educativa do Ensino Superior. Para tal, conta com equipamentos de alta definição para a captura de áudio e de vídeo. Através desta estrutura, estudantes poderão criar vídeos para complementar o seu projeto académico, enquanto investigadores têm a possibilidade produzir peças para divulgação do seu projeto científico, por exemplo. A transmissão de Webinars (em direto ou diferido) ou a criação de aulas digitais são outras das possibilidades possibilitadas aos docentes do Ensino Superior.

 

 

 *O que é a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS)?

 Uma das missões da Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Unidade FCCN) passa por disponibilizar serviços de conetividade destinados aos protagonistas do Ensino Superior: professores, estudantes, investigadores e técnicos superiores. Como tal, a Unidade FCCN dinamiza a rede académica e científica nacional, a que aderem mais de 80 instituições de ensino superior (pode consultar a lista completa aqui). Os membros das instituições aderentes, podem, através da credenciação federada, ter acesso às diversas ferramentas disponibilizadas.  Para saber mais, visite: www.fccn.pt

Outros artigos relacionados