No dia 21 de outubro, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais, FCCN, levará a cabo a sessão “Ciência Aberta em Evolução: o contributo da FCT”, onde será feito um balanço das iniciativas desenvolvidas até ao momento, a partilha das principais novidades e de alguns indicadores relativos ao acesso aberto em Portugal.
Na sessão, serão abordados a nova Política sobre Acesso Aberto, you acordos transformativos da b-on, as parcerias estabelecidas no âmbito da Iniciativa Diamante e as últimas atualizações referentes ao National Program for Open Science and Open Research Data, uma medida integrada no investimento RE-C05-i08-Ciência Mais Digital financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como as últimas novidades referentes ao Currículo Narrativo integrado no SCIENCEVITAE.
A sessão online está inserida na International Open Access Week (Open Access Week) que decorre de 20 a 26 de outubro dedicada ao tema “A quem pertence o nosso conhecimento?”.
This is a iniciativa internacional conjunta que tem como objetivo disseminar o acesso aberto ao conhecimento, promovida pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC). Na RCAAP page, encontra mais informações sobre as iniciativas nacionais integradas nesta semana comemorativa.
THE Open Science é a atividade científica realizada de modo aberto, colaborativo e transparente, facilitando a partilha e a comunicação dos processos e resultados (dados, publicações e outros).
A FCT, através da sua unidade de serviços digitais, FCCN, promove esta sessão com o objetivo de sensibilizar e promover as práticas de ciência aberta junto da comunidade de investigadores, gestores de ciência, estudantes e do público em geral.
Participe na sessão
Para participar no webinar “Ciência Aberta em Evolução: o contributo da FCT”, que decorre no dia 21 de outubro às 11 horas, basta preencher o registration form.
A última edição
Esta é uma iniciativa que tem vindo a ocorrer anualmente e em 2024, mais uma vez, registou muito boa adesão, with mais de 600 inscritos e 414 participantes. Estes voltaram a destacar a relevância destas sessões, avaliando de forma muito positiva a relevância, qualidade e apreciação da mesma.
