In the days 27 e 28 de novembro, the 12.ª edição do Fórum de Gestão de Dados de Investigação (GDI) reuniu cerca de 180 participantes de diversas instituições de ensino e investigação no Instituto Politécnico de BragançaWith the participation of several speakers, the event encouraged debate on research data management, the development of technical skills, and the promotion of knowledge about national and global initiatives in this area.

For two days, the community of researchers, science managers, data stewards, librarians, information and systems technicians, managers and students, participated in the sessions flash talks e de apresentação de pósteres, onde foram dados a conhecer diversos projetos relevantes nesta área.

O programa incluiu uma sessão dedicada aos resultados do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, um painel temático dedicado à implementação de políticas de Ciência Aberta e estratégias para a gestão e abertura de dados de investigação. Além disso, decorreu uma mesa-redonda sobre os percursos profissionais e competências de gestão de dados de investigação, workshops, bem como uma sessão dedicada às atividades dos grupos de trabalho do Fórum GDI.

Em paralelo, foi realizada a 3ª reunião do Grupo Nacional de Interesse dedicado às políticas de Ciência Aberta e estratégias de GDI.

Filipa Pereira, gestora do POLLEN, serviço digital da FCT, desenvolvido pela FCCN, e coorganizadora do evento, destaca que “o Fórum deste ano foi o maior de sempre, tanto em número de participantes como de atividades. Foi possível notar um número cada vez maior de pessoas cujo trabalho está diretamente relacionado com a GDI, o que demonstra a elevada necessidade das instituições em acompanhar os progressos nesta área. Releva-se, igualmente, o extraordinário trabalho desenvolvido pelos Centros para a GDI e pelo Consórcio Re.Data.”

A organização do evento esteve a cargo da FCT, através da unidade de serviços digitais FCCN, e do Re.Data. O 12.º Fórum GDI encontra-se inserido no investimento RE-C05-i08 – More Digital Science, financed by Recovery and Resilience Plan (PRR). 

Edição 2026

Para a próxima edição do Fórum GDI, a realizar em 2026, a organização promete manter a aposta num formato igualmente rico e diversificado, que dê a conhecer projetos inovadores e que promova um ambiente de partilhar de experiências e de troca de ideias sobre as melhores práticas. 

Logotipo Plano de Recuperação e Resiliência, logotipo da Republica Portuguesa e Logotipo da União Europeia

Other related articles