A NAU, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvido pela FCCN, atribuiu o primeiro DOI a um MOOC (Massive Open Online Course – Curso Aberto e Massivo Online) resultante de um projeto de investigação.

A formação que recebeu a distinção foi desenvolvida pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM), unidade de investigação ligada à NOVA FCSH e designa-se “Portugal na Idade Média: um reino com municípios democráticos e sem cidades?”.

Este curso online angariou mais de 2400 inscritos, distribuídos pela América, África, Europa e Ásia, oriundos de 25 países, com uma taxa de aprovação que, segundo a equipa da Universidade Nova de Lisboa, “superou largamente a prevista nos estudos científicos sobre este tipo de formações” – 28%, em comparação com os 5% previstos. “Soma-se agora ser o primeiro MOOC em Portugal e, tanto quanto sabemos, no contexto internacional, a receber um DOI.”, acrescentam os responsáveis.

“Além de constituir um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido e da capacidade de inovar do IEM, esta atribuição permite-nos – e agora a outras unidades de investigação do universo de língua portuguesa – continuar a prosseguir a sua missão de partilhar e disponibilizar em acesso aberto, gratuito e em português, informação rigorosa, certificada, atualizada e original a diferentes públicos. Estes são elementos fundamentais para construir uma sociedade mais inclusiva e informada e, no caso da História, para combater leituras anacrónicas e apropriações incorretas do passado”, concluem os investigadores responsáveis Gonçalo Miguel Silva e Adelaide Millan Costa.

A atribuição de DOIs a MOOCs resultantes de projetos de investigação

O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador digital único que garante a referência permanente a documentos ou objetos digitais, independentemente de eventuais alterações nas hiperligações. Utilizado amplamente em publicações científicas, o DOI facilita a citação, o acesso e a rastreabilidade de conteúdos, promovendo a colaboração académica e contribuindo para a valorização e reputação dos autores.

Produzir um MOOC com base num projeto de investigação constitui uma estratégia eficaz para ampliar a divulgação científica e aumentar o impacto dos resultados obtidos. Ao permitirem alcançar um público vasto e diversificado, promovem a ciência aberta, a transparência e a acessibilidade ao conhecimento.

Esta estratégia é também uma forma de cumprir requisitos de financiamento relacionados com a disseminação pública e garante a sustentabilidade dos resultados, que permanecem disponíveis a longo prazo. Quando associado a um DOI, os conteúdos do MOOC tornam-se também facilmente citáveis e reconhecidos, contribuindo para a visibilidade dos investigadores envolvidos e da instituição na qual estão afiliados.

O serviço digital da FCT, a NAU, é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

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