A colaboração online tem vindo a ser massificada ao longo dos últimos anos, em grande parte, devido aos grandes avanços tecnológicos e, em particular, ao acesso facilitado à internet. 

Como exemplo desta realidade, a componente de vídeo como ferramenta educativa é hoje crucial no suporte ao ensino e aprendizagem. Durante a pandemia, mostrou claramente as suas vantagens e aplicabilidade, conseguindo assegurar as aulas e ensino a distância a nível nacional e global. Quebrou as barreiras geográficas existentes e ultrapassou o complexo e inesperado contexto pandémico com que fomos confrontados. 

A FCT, através da unidade FCCN, oferece neste âmbito um conjunto de serviços que ajudam a alavancar este tipo de atividades colaborativas e de suporte ao ensino e aprendizagem, quer sejam em formato presencial, a distância ou híbrido. Estes serviços podem ser utilizados de forma gratuita por toda a comunidade ligada à RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade), onde se incluem professores, alunos, investigadores e staff das entidades académicas e de investigação. 

Os serviços FCCN que permitem colaborar online 
#1 Colibri  

É hoje utilizado principalmente para atividades síncronas na forma de aulas, seminários, webinars, trabalhos de grupo e tutoria online. O seu uso, quando comparado com os anos pré-pandemia, aumentou significativamente, atingindo no ano de 2023 mais de 1.106.909 sessões e webinars, 358.145.775 minutos e um total de 6.445.160 participantes

Durante a pandemia, foi realizado um reforço em toda a infraestrutura nacional de suporte ao serviço e, posteriormente, renovado o licenciamento existente até 2025. Além disso, deu-se a inclusão de novas funcionalidades onde se destaca o lançamento do site de ajuda, integração direta com LMS (Learning Management Systems) via LTI e a possibilidade de requisição de webinars para eventos de maiores dimensões com capacidades até 500 e 1000 participantes. 

#2 Estúdio  

Este serviço da FCCN oferece a capacidade de criação e produção de conteúdos educativos de alta qualidade com recurso ao que existe de mais moderno ao nível de captura e mistura de vídeo, áudio e cenografia virtual, e permite atualmente a gravação e entrega de conteúdos em Full HD e/ou 4K. Este espaço está capacitado com todos os meios audiovisuais e técnicos necessários para a produção de todo o tipo de conteúdos multimédia: vídeo-aulas, webinars, tutoriais, podcasts, MOOC (Massive Open Online Courses), vídeo e áudio imersivo 360.  

Durante o ano de 2022, foram realizadas obras de remodelação e ampliação do espaço, acrescentando à régie de vídeo, régie de áudio e plateau existentes um novo sound booth, uma sala de espera, um camarim, uma sala técnica e uma zona técnica dedicada a arrumos. Em termos tecnológicos, foram implementadas melhorias, onde se destaca o upgrade e capacitação do espaço para a transmissão de vídeo e áudio sobre IP (NDI e Dante). Este serviço contabiliza durante o ano de 2023 um total de 537 horas de utilização e 445 conteúdos produzidos

Estudio FCCN FCCN Unidade de Computação

#3 Educast

Oferece uma solução all in one que permite gravar, editar e publicar vídeos na web e para dispositivos móveis, facilitando ainda a sua integração nas plataformas digitais mais utilizadas em meio académico, seja um website, blog, LMS (Learning Management System), ou até mesmo um MOOC. 

O serviço Educast apresentou ao longo dos últimos anos uma série de novidades, onde se destaca um editor de vídeos via browser, um Recorder (windows, mac e linux), que permite gravar de forma síncrona vídeo, áudio e dados e um novo portal de pesquisa de conteúdos. A sua utilização ganha uma maior relevância na gravação de aulas, tutoriais e eventos institucionais. Este serviço permite aceder aos conteúdos em regime de VoD (video on demand), podendo ser utilizado como repositório institucional para gerir todos os conteúdos audiovisuais criados nas instituições de ensino superior nacionais. Possibilita posteriormente o acesso facilitado aos conteúdos, em qualquer lugar e a qualquer hora, através de diferentes dispositivos e em vários formatos (streaming, desktop e mobile). 

Este serviço pode ser utilizado autonomamente por docentes na gravação de aulas e tutoriais, alunos na submissão de trabalhos em formato vídeo e staff no registo de aulas e eventos institucionais. Em termos de produção, a plataforma conta hoje com mais de 56.200 vídeos disponíveis e um total de 62.995 utilizadores registados. À data deste artigo foram produzidos durante o ano de 2023 mais de 4.700 vídeos e 170.000 minutos de vídeo no serviço

Educaste_Recorder

#4 Videocast  

Permite a transmissão de eventos em tempo real, nomeadamente seminários, eventos institucionais, canais de televisão interna, observação da natureza em direto, entre outros. O serviço proporciona à comunidade aderente, de forma autónoma, a criação canais de transmissão (publishingpoints) e a customização do layout de cada evento com inclusão de descrição, branding, chat, partilha nas redes sociais, controlo de acessos e privacidade e acesso posterior a estatísticas de utilização. 

Neste âmbito, destaca-se a revitalização da iniciativa Natureza na Web, que permite a visualização em tempo real de animais em seu ambiente selvagem, como por exemplo grifos, cagarras, morcegos, águia perdigueira, reservas naturais, etc. Este projeto foi dinamizado com o alargamento da rede de parceiros (FCT|FCCN, Jornal Público, Infra-Estruturas de Portugal, Centro Ciência Viva do Alviela, SPEA e associação Vita Nativa), que permitiu o aumento do número de câmaras e espécies disponíveis na plataforma. Só no ano de 2023 foram transmitidas mais de 20.000 horas de conteúdos através deste serviço. 

Outros artigos relacionados