imagem decorativa

Conheça os 5 grandes números da plataforma NAU

A Plataforma NAU, gerida pela Unidade FCCN da FCT, foi lançada oficialmente a 3 de abril de 2019 e desde então, o crescimento do projeto tem sido uma constante. Conheça 5 números que o ilustram.

#1 – Utilizadores: 118.000

Na altura da sua criação, a NAU contava já com 10 mil utilizadores. Desde então, este número cresceu 1182%, contando atualmente com 118 mil utilizadores registados e 211 mil matrículas. O facto do número de matrículas quase dobrar o número de utilizadores é destacado pela NAU como demonstrativo da “satisfação dos utilizadores, matriculando-se em mais do que um curso”.

#2 – Entidades aderentes: 23

Desde abril de 2019, o número de instituições ligadas à Plataforma NAU cresceu 130%. Atualmente, a NAU conta com 23 entidades aderentes que dinamizam uma oferta formativa diversificada. Para além de entidades da administração pública e privadas, destacando-se ainda dez instituições de ensino superior que, entretanto, se juntaram a este projeto.

#3 – Cursos ativos: 33

Ao longo dos seus 24 meses de existência, a Plataforma NAU tem vindo a adicionar mais opções à sua oferta formativa. Neste momento, os utilizadores registados encontram à sua disposição 33 cursos abertos, massivos e online (MOOC). Os temas são variados e vão da saúde à segurança e tecnologia, passando pelo turismo, educação, investigação, entre outros. 

#4 – Taxa de conclusão: 50%

De acordo com os números partilhados pela Plataforma NAU, mais de 50% dos formandos inscritos terminam o seu curso com notas positivas. Este resultado é destacado como sendo uma excelente taxa de conclusão dentro da realidade dos cursos MOOC, tendo em conta que um dos problemas mais apontados neste género de plataformas é a  dificuldade em manter a consistência e conclusão das formações.

#5- Novos cursos: 11

Já se encontram em desenvolvimento 11 novos cursos e muitos outros a serem criados com as entidades parceiras. Tudo isto enquanto estão a ser estabelecidas novas parcerias. O objetivo é tornar a NAU a escolha dos portugueses no que respeita a certificação e formação MOOC abrindo novos mundos, criando constantes e inovadoras rotas de conhecimento da lusofonia, dotando os lusófonos das aptidões necessárias para enfrentar os desafios futuros.

E o Futuro?

“Estamos numa boa rota”.
Para o gestor da Plataforma NAU, Pedro Barbosa Cabral, estes números mostram que o projeto se encontra “numa boa rota para alcançar a excelência como plataforma de referência do conhecimento lusófono e alcançar os nossos objetivos”. Por essa razão, a equipa NAU está “muito satisfeita pelo trabalho alcançado ao longo dos últimos dois anos”, sabendo que “há ainda muito trabalho a fazer”.

Os objetivos da NAU passam pela afirmação enquanto projeto promotor “de uma cultura de conhecimento e aprendizagem contínua para a população portuguesa”, bem como de literacia digital. Nesse sentido, acrescenta Pedro Barbosa Cabral, é “gratificante saber que existem sessões em vários países dos 5 continentes, incluindo no top 10 o Brasil, os Países Baixos, a Finlândia, os Estados Unidos, a Espanha, a França, a Áustria, Cabo Verde, a Bélgica e o Reino Unido”.

Convidamos todos a celebrarem connosco, conhecendo melhor a NAU, e desafiamos à realização de um dos cursos disponíveis.

Outros artigos relacionados