Em 2022, o Estúdio FCCN foi requalificado, tendo sido integrada uma cabine de locução com tratamento acústico, que permite a gravação de conteúdos de voz num espaço controlado e com qualidade profissional. Desde então, este serviço já foi utilizado para a gravação de vários podcasts. O responsável por esta estrutura, João Santos, conta-nos tudo sobre este tipo de trabalhos, detalhando o apoio fornecido pela equipa FCCN.  

Joao Santos responsavel estudio FCCN FCCN Unidade de Computação
Que tipo de apoio é dado a quem vem gravar conteúdos como podcasts ao Estúdio FCCN? 

O apoio começa mesmo antes da presença em estúdio. Há uma conversa prévia, para perceber como as pessoas querem gravar. Já que fazemos tudo em direto, queremos que a gravação seja o mais fiel possível ao que vai ser publicado. Antes de se começar a gravar fazemos, também, uma preparação, em que apoiamos no posicionamento dos microfones, colocação de voz, entre outros aspetos técnicos.  

Depois de feita a gravação, fazemos toda a masterização do som, compressão e, se necessário, a edição – tudo para que o conteúdo tenha a máxima qualidade possível. Desta forma, a pessoa sai do estúdio já com um ficheiro pronto para publicar nas diversas plataformas – o produto final do podcast.  

Que mais-valias tem o estúdio para este tipo de trabalhos? 

Recentemente, fizemos obras e integrámos na estrutura uma Sound Booth, bem como microfones novos com bastante qualidade de gravação. Utilizamos, também, as ferramentas mais atuais, o que faz com que o estúdio esteja muito bem preparado e otimizado para a gravação. A régie tem uma boa acústica, o que é fundamental para perceber como o som será transmitido noutros dispositivos, como telemóveis, computadores ou carros.  

Sala de edicao Joao Santos FCCN Unidade de Computação
Há várias experiências de gravação de podcasts no Estúdio FCCN?  

Sim, gravamos vários podcasts, tanto internos da FCCN como externos, como o “Diz-me a Tua Password”, o “Ecosystem Talks”, ou o “Chá do Dia”. Gravamos muitas vezes voz off para formatos como vídeos, chamadas telefónicas e spots de rádios.  

Considera que este formato áudio vai continuar a crescer?  

Quando criámos a cabine de locução, começámos a receber muitos pedidos – houve mesmo um grande crescimento da procura. Agora, acredito que já está mais estabilizado e numa fase mais consolidada.  

Temos hoje instituições que trabalham connosco para gravação de podcasts numa ótica regular, e vão surgindo sempre outras que se juntam a nós, o que faz com que este serviço continue a ganhar adesão. 

Outros artigos relacionados