Passar para o Conteúdo Principal
 

Estudantes universitários desafiados a participar na maior conferência mundial de redes

Estudantes universitários desafiados a participar na maior conferência mundial de redes

Até 17 de fevereiro de 2020, os estudantes universitários portugueses, com o apoio da Unidade FCCN da FCT, poderão submeter uma proposta de apresentação na maior e mais prestigiada conferência anual de redes académicas: a TNC20.  Saiba mais sobre esta oportunidade.

 

Em que consiste o Lightning Talks Challenge?

A GÉANT e a FCCN convidam estudantes do ensino superior portugueses a participar no Lightning Talk Challenge (LTC)projeto através do qual poderão partilhar as suas ideias e projetos de estudo/investigação na área das tecnologias, nomeadamente IT ou redes de computação. Para mais informações, visite a página dedicada à iniciativa.

O que é a TCN20?

TNC20 realiza-se em Brighton, no Reino Unido, de 8 a 12 de junho. Este é o maior encontro de especialistas em colaboração e networking, decisores políticos, representantes de instituições de Ensino Superior e da indústria tecnológica, bem como gestores das principais redes académicas e de investigação mundiais (NRENs).

 

O que ganha o estudante em participar?

Participar na maior e mais prestigiada conferência de redes académicas é, só por si, um desafio recompensador e uma experiência enriquecedora. Para além desta oportunidade, há ainda um momento de formação envolvido. Os estudantes selecionados terão o apoio da GLAD da GÉANT – GÉANT Learning and Development team – com três cursos/webinars sobre como escrever propostas e como falar em público.

 

Existem custos associados?

Não. Em caso de seleção da sua proposta, o estudante viajará gratuitamente para a conferência de 3 dias, organizada pela GÉANT – a entidade que gere a rede académica europeia. Gastos de ingresso na conferência, alojamento, alimentação e viagem estarão totalmente cobertos.

 

Já houve portugueses a participar?

Registam-se participações portuguesas desde 2017. Em 2019, o estudante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), António Ferreira, foi selecionado pela FCCN e pela GÉANT para apresentar na TNC19, em Tallin, na Estónia, o seu projeto de machine learning para identificação de espécies florestais e agrícolas. 

Para o estudante, participar na maior conferência mundial de redes foi “inspirador” e “gratificante”. “Conheci pessoas novas, falei sobre o meu projeto com pessoas que nunca tinha antes visto e questionei outros oradores sobre os seus projetos. Foi tudo bom“, acrescenta.

Esta é a quarta edição do LTC, projeto que se insere no Future Talent Programme da GÉANT. O objetivo deste programa, realça a rede Europeia, passa por “preparar jovens profissionais para ter impacto, junto de uma audiência, através da sua ideia, projeto ou investigação“.

Como posso apresentar a candidatura?

As candidaturas para os estudantes portugueses deverão ser feitas através da Unidade FCCN e já estão a decorrer. A data limite para o envio de candidaturas à FCCN é de 17 de fevereiro, para o seguinte endereço de email c.imagem@fccn.pt. A proposta deverá ser enviada em inglês, ser original e objetiva, bem como incluir os contactos do estudante.