O podcast Ecosystem Talks é a nova aposta do Tec Lab da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e está a ser produzido no Estúdio FCCN. Rita Tomé Rocha conta-nos tudo sobre esta iniciativa, descrevendo também a experiência de utilização desta estrutura FCCN.  

Um total de 20 episódios, gravados desde o início de 2023 no Estúdio FCCN, fazem parte da primeira temporada do podcast Ecosystem Talks. A iniciativa partiu do Tec Lab – a incubadora e a área de inovação e empreendedorismo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.  

Durante as últimas gravações no Estúdio FCCN, Rita Tomé Rocha, responsável pela iniciativa, respondeu a algumas questões sobre este novo podcast.  

Qual o contexto que levou à criação deste podcast?  

O podcast surgiu porque identificámos que, na área de empreendedorismo e inovação, fazia falta um conteúdo que, através de conversas, desse voz aos vários atores desse ecossistema.  

Havia pouco conteúdo criado com relação às incubadoras, às transformadoras, aos gabinetes de tecnologia, às estruturas de financiamento, às agências que apoiam a internacionalização e até mesmo às empresas: todas estas entidades são peças que fazem mexer o ecossistema.  

A premissa base do podcast é olhar para estas pessoas, saber as suas opiniões sobre o ecossistema e o que podemos melhorar para o futuro.   

Que convidados participaram nesta primeira temporada do Ecosystem Talks? 

Nesta temporada, recebemos investidores e empreendedores, pessoas de incubadoras, de gabinetes de tecnologia e de empresas como a Startup Portugal, a AICEP, entre muitas outras.  

Considera que o estúdio FCCN está a responder às necessidades do podcast?  

Mais do que a responder. Desde o início que pusemos a iniciativa em marcha. Este ano, viemos várias vezes gravar e sobre todas essas experiências eu só tenho coisas boas a dizer.  

O estúdio tem uma qualidade extraordinária e a equipa é extraordinária também, já que dá todo o apoio necessário e que está ao seu alcance.  

Também o processo de marcação e de conseguir vaga é bastante simples e ágil e, nesse sentido, tem uma estrutura que tem condições espetaculares e que acredito que cada vez mais pessoas quererão utilizar.  

Outros artigos relacionados