imagem decorativa

Serviço da Unidade FCCN da FCT que permite realizar sessões videoconferência, seja no âmbito de sala de aula, eventos ou reuniões, regista tendência de crescimento no número de minutos, participantes e sessões realizadas, no primeiro quadrimestre de 2021, em comparação com o ano anterior.

O impacto das atividades académicas online no serviço Colibri

Durante os primeiros quatro meses de 2020, o serviço Colibri registou um aumento muito significativo na sua utilização. Nesse mesmo período, devido à sua importância estratégica para a realização de atividades letivas à distância, este serviço da Unidade FCCN consolidou a sua infraestrutura de front-end e reforçou o licenciamento em 1111%.

Um ano depois, estes desenvolvimentos resultaram num reforço sustentado das métricas de utilização deste serviço. Através da análise dos dados de utilização relativos ao primeiro quadrimestre de 2021, verifica-se uma tendência significativa de crescimento no que diz respeito ao número de minutos, participantes e sessões realizadas.

Face ao período homólogo, registou um aumento de 420% no número total de minutos relativos a reuniões e webinars, ultrapassando a marca dos 1.8 mil milhões de minutos. Já no que diz respeito ao número de sessões, esse aumento fixou-se nos 393%, tendo sido realizados, ao longo dos últimos quatro meses, cerca de 1.85 milhões de eventos e meetings com recurso a este serviço.

artigo com entrevista a Nelson Schäller, gestor do serviço Colibri em julho 2020

A este aumento corresponde também um reforço significativo do número total de participantes. Se durante os primeiros quatro meses de 2020 cerca de 7 milhões de utilizadores passaram pelas sessões, em 2021, esse número mais do que triplicou, rondando os 26 milhões. Este crescimento de 263% é explicado, em parte, pelos cerca de 19 mil novos utilizadores registados no mesmo período.

Estes números mostram o papel preponderante deste serviço da Unidade FCCN da FCT, num contexto de aulas a distância. Numa entrevista publicada em julho de 2020, o gestor do Serviço Técnico de Vídeo da Unidade FCCN, Nelson Schäller, destacava a importância do serviço na substituição das aulas presenciais: “o serviço Colibri passou a ter uma procura acentuada, como ferramenta de suporte ao ensino a distância, para fazer face ao isolamento, manter as atividades letivas e aproximar as pessoas agora em regime de teletrabalho”.

Pode acompanhar os dados de utilização atualizados deste e outros serviços no site da FCCN e para mais informação e manuais de utilização conheça o site Colibri.

Outros artigos relacionados