Serviço da Unidade FCCN lança um novo editor de vídeo HTML5 que substitui a anterior versão em flash e apresenta novas funcionalidades.

O serviço Educast acaba de lançar a versão beta do novo editor de vídeo HTML5. Esta ferramenta passa a utilizar tecnologias web standard como HTML5, CSS e JavaScript, subsituindo assim a versão anterior desenvolvida em Flash.

Com o lançamento do novo editor de vídeo, passa a ser possível aos utilizadores do Educast editar vídeos diretamente no browser, sem ter necessidade de instalar software proprietário. No seu site, o Educast destaca ainda que esta solução “oferece um conjunto de novas funcionalidades, num ambiente mais flexível e intuitivo”.

Para além da referida utilização de tecnologias web standard e de um novo layout de apresentação dos conteúdos, o novo editor Educast permite, por exemplo, personalizar os metadados do vídeo (título, subtítulo, apresentador, data, local), editar vídeos com uma ou duas fontes em simultâneo (vídeo e slides) e criar capítulos para os momentos chave, bem como personalizar o branding (imagem de cabeçalho e imagem de capa).

O arranque do desenvolvimento do novo editor de vídeo do Educast contou com a colaboração de um grupo de alunos do mestrado de Sistemas de Informação do Instituto Politécnico de Bragança. Este trabalho inseriu-se no âmbito de uma parceria com a instituição e enquadrado na avaliação curricular das disciplinas de “desenvolvimento de aplicações multimédia” e “arquitetura de sistemas de informação”.  A conclusão dos trabalhos, a implementação e integração final no serviço foi realizada internamente pela equipa da Unidade FCCN.

Para mais informações, visite: https://help.educast.fccn.pt/?p=1834

Outros artigos relacionados