A FCCN continua a dar apoio à comunidade, como resposta à situação de contenção da pandemia COVID-19, levando a tecnologia e conhecimento a casa dos estudantes, investigadores e professores. Relembre os serviços que poderão ser úteis, num contexto de ensino a distância e teletrabalho

Vivemos novamente em confinamento e continuamos a seguir as indicações de isolamento social. O ensino a distância continua a ser uma ferramenta útil para aprender e encontra-se, também, a um clique de distância.

À semelhança do último confinamento, a Unidade FCCN, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), procura agir em várias frentes e continua a querer levar a tecnologia e o conhecimento a casa dos estudantes, investigadores e professores, procurando proporcionar e melhorar a experiência das suas atividades.

Relembre os serviços FCCN que poderão ser úteis à comunidade de ensino e investigação, num contexto de ensino a distância e teletrabalho. 

 

Colibri

O Colibri foi o serviço mais relevante no confinamento anterior, que, devido à utilização massiva teve o reforço do licenciamento, em 1111%, e um reforço progressivo da infraestrutura a nível do front-end do serviço. Garante um ambiente propício para a realização de reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutoriais a distância. O serviço permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para 300 participantes por sessão, sendo possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e ecrã. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior através do serviço Educast.

Entre março e junho de 2020 (período escolar) contabilizamos 1.055.970 sessões Colibri. Como modelo de comparação, durante todo o ano de 2019, tivemos um total de 30.847. Em termos de participantes, o número refletido neste período é de 15.865.364, face a  2019, em que tivemos um total de 206.586

Educast

O Educast permite muito facilmente ao utilizador gravar, editar e publicar, numa plataforma ou página web, vídeos educativos (aulas ou formações). O conteúdo publicado pode ser revisitado sempre que quiser, podendo ser embebido em páginas das faculdades ou escolas.

O serviço registou, entre março e junho de 2020, 10.583 vídeos produzidos, quando o total anual, em 2019, foi de 2.179 vídeos. O número de visualizações atingiu no período referido, 1.369.077, concluindo que, em apenas 4 meses, foi ultrapassado o total anual de 2019, que tinha atingido 1.019.568 visualizações.

NAU – Sempre a Aprender

Apesar dos serviços Colibri e Educast terem sido claramente os que mais se destacaram no primeiro confinamento, é ainda importante dar destaque à plataforma NAU, uma ferramenta de apoio ao teletrabalho, ensino a distância e de aquisição de conhecimento numa nova área profissional. 

Uma plataforma de cursos online, em formato MOOC (Massive Open Online Course), que pode ser utilizada pelas instituições e empresas para formação de trabalhadores em regime de teletrabalho. A NAU registou entre março e junho de 2020, 73.248 novos participantes, 112,247 matrículas e emitiu 54.438 certificados.

Conheça os vários cursos disponíveis na Nau em: https://nau.edu.pt

Videocast

Com o serviço Videocast é possível fazer streaming de vídeo de “um para muitos”, em regime de self service, que a comunidade pode utilizar quando quiser, configurando as suas próprias sessões.

Através deste serviço, o conteúdo é partilhado de forma simples, através de uma página web com chat integrado, sendo possível partilhar uma aula ou formação com todos os que tenham acesso ao link de transmissão.

Filesender – Enviar (grandes) ficheiros

Outro serviço que também serviu de apoio durante o primeiro confinamento, e que pode continuar a usar e abusar, é o Filesender. Um serviço para troca de ficheiro de grandes dimensões, de forma segura, com um limite máximo de 100 GB.

O Filesender registou entre março e junho de 2020, 31.124 uploads, enquanto o total anual, em 2019, foi de 39.898 uploads.

 

b-on – Biblioteca de Conhecimento online

A b-on disponibiliza aos estudantes e investigadores, de forma a complementar a sua biografia, acesso ilimitado e permanente a milhares de periódicos e e-books publicados em algumas das principais editorais internacionais.

Relembramos que, no contexto da atual pandemia, vários editores (b-on e não b-on) continuam a disponibilizar em acesso aberto muitos dos seus conteúdos/coleções, sobretudo na área da virologia e da COVID-19.

No primeiro confinamento, a FCCN reforçou a capacidade dos seus principais serviços, não só a nível de infraestruturas e de licenciamento, como também a nível humano, com o objetivo de assegurar a mudança do presencial para o online. A forma rápida, ágil e produtiva com que foi dada resposta às necessidades, visou permitir à comunidade manter a sua atividade, nomeadamente na operacionalização de cenários de aulas a distância, reuniões de grupo, partilha de informação e teletrabalho. Continuamos a trabalhar, para juntos, oferecermos um auxílio importante para a manutenção da atividade letiva e de investigação dentro das circunstâncias excecionais que o país atravessa. 

Para mais informações visite www.fccn.pt ou entre em contacto com as nossas equipas especializadas.

Mantenha-se seguro!

Outros artigos relacionados