Consórcio Open Clouds for Research Environments (OCRE) anunciou a abertura das candidaturas a um programa focado em serviços cloud ou digitais de apoio à atividade científica e aos investigadores. Candidaturas vão abrir no dia 15 de setembro.

Foi no dia 15 de julho que o consórcio OCRE anunciou a data da primeira fase de candidaturas a financiamento para projetos que utilizem serviços cloud ou digitais para apoiar a investigação científica.

Esta primeira fase de candidaturas decorre a partir de 15 de setembro de 2020 e prolonga-se durante seis semanas, sem que exista, para já, nenhuma previsão de datas adicionais.

Através desta linha de financiamento, o OCRE procura apoiar projetos relevantes na sua área de estudos que utilizem serviços cloud e digitais para acelerar resultados de investigação. Por outro lado, o consórcio procura ainda projetos que façam parte da comunidade científica e de investigação europeia e que possam apoiar futuras colaborações.

Serão ainda privilegiados os projetos que não estejam, neste momento, a utilizar este tipo de ferramentas cloud ou digitais em larga escala e que apontem o início de utilização para o final de 2020 ou para o início de 2021.

As unidades de investigação científica interessadas poderão expressar interesse em submeter a candidatura através do site do OCRE, e receberão serão os primeiros a ser informados sobre os detalhes da candidatura, assim que mais informação estiver disponível. Para mais informações, o OCRE vai ainda realizar um webinar (registo necessário) no dia de abertura das candidaturas, 15 de setembro, pelas 10h00 (hora de Portugal Continental).

O objetivo deste programa de financiamento passa por “evidenciar o impacto positivo que os serviços digitais e cloud têm nos resultados de investigação científica em termos de agilidade, escala, eficácia, colaboração e partilha de dados, através do uso de advanced analytics, machine learning, inteligência artificial e ferramentas colaborativas”.

O Consórcio OCRE integra o programa European Open Science Cloud (EOSC) e procura aumentar a acessibilidade a plataformas digitais e de cloud comerciais, a projetos de investigação europeus. É possível demonstrar interesse, desde já, nesta linha de financiamento, através do site oficial do projeto.

Outros artigos relacionados