Instituto Politécnico de Lisboa acolheu três sessões de formação que tiveram como principal foco o serviço Educast. 

No total, cerca de 120 profissionais do Politécnico de Lisboa participaram em três sessões dedicadas aos serviços de comunicação, colaboração e ensino a distância da Unidade FCCN. Realizadas entre 19 e 21 de maio, estas formações tiveram como principal foco o serviço Educast e contaram com um participação média de 40 docentes e técnicos desta instituição de ensino superior. 

Em que consistiram estas formações?

Conduzidas pelo Gestor dos Serviços Multimédia da Unidade FCCN, Nélson Dias, as sessões tiveram uma duração aproximada de duas horas, respondendo a questões como “Como funciona a plataforma Educast?” e “Quais as mais-valias para as Instituições de Ensino Superior Portuguesas?”. Demonstrações e boas práticas também fizeram parte da ordem de trabalhos. 

Estas sessões dedicadas tiveram como objetivo dar a conhecer esta plataforma, assim como as suas principais mais-valias enquanto ferramenta de suporte ao ensino e aprendizagem. No final, os formandos ficaram preparados para criar e partilhar conteúdos na plataforma, de forma autónoma. 

Screenshot 2021 05 19 at 15.14.33 FCCN Unidade de Computação

Quem foi o público-alvo?

O público-alvo foi composto por docentes, equipas de e-Learning ou Audiovisuais, bem como profissionais dos departamentos de Informática e Comunicação e Imagem. As apresentações foram precedidas de uma introdução sobre os vários serviços multimédia disponibilizados pela Unidade FCCN à comunidade de ensino e investigação nacional (Colibri, Videocast, Estúdio FCCN e Banco de Vídeo). 

Caso tenha interesse em agendar ações de formação semelhantes na vossa instituição contacte-nos !

Sobre o Educast

Recorde-se que, recentemente, a plataforma Educast ultrapassou a marca dos 42 mil vídeos disponibilizados no seu portal. Saúde, Direito, Ciências Sociais ou Educação são algumas das áreas em que se inserem os vídeos disponibilizados por este serviço da Unidade FCCN.

O Educast é um serviço que permite gravareditar publicar vídeos educativos:

  • Gravação de vídeos educativos (aulas, workshops, eventos, tutoriais).
  • Gestor de conteúdos centralizado;
  • Captura simultânea de vídeo, áudio e slides;
  • Editor de vídeos via web;
  • Publicação em múltiplos formatos (streaming, desktop e mobile);
  • Portal de acesso aos vídeos produzidos;
  • Integração com Learning Management Systems (Moodle, Blackboard, Sakai, Canvas);
  • Acesso controlado aos conteúdos via autenticação federada (RCTSaai)

É possível gravar uma aula, fazer o upload para um servidor central, editar os vídeos online e publicá-los de forma simplificada na web. Este serviço pretende disponibilizar à comunidade académica uma plataforma dedicada à produção de conteúdo audiovisual e multimédia, garantido o pós-processamento necessário para que as gravações fiquem disponíveis através da Internet em múltiplos formatos: streaming, desktop e mobile.

As aulas gravadas podem ser facilmente integradas em sistemas de e-Learning, portais e sites das instituições de ensino superior, e os videos ficam disponíveis através do portal Educast para alunos e público em geral.

A plataforma Educast coloca ainda ao dispor das entidades utilizadoras:

  • Um Gestor de Conteúdos, para gerir e editar os conteúdos produzidos;
  • Um Portal que permite pesquisar vídeos educativos em várias áreas do conhecimento;
  • Um Site de Ajuda com informação sobre as condições de uso, adesão e boas práticas.

E os serviços de colaboração…

Estudantes, professores e investigadores muitas vezes dependem da comunicação online para obter e difundir mais conhecimento, sobretudo desde que o mundo sobrevive a uma pandemia. Desde videoconferência, webinars, ou produção de conteúdos multimédia, a gama variada de serviços da FCCN ajuda à constante colaboração entre a comunidade académica e científica.

Muito sumariamente:

  • O VideoCast permite a transmissão de eventos em direto para todo o mundo, via internet.
  • Colibri é um serviço de videoconferência que permite a realização de eventos online com múltiplos participantes.
  • No Estúdio faz-se a produção de conteúdos audiovisuais de alta qualidade.

É essa o nosso propósito: contribuir para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Conhecimento em Portugal há mais de 30 anos. Disponibilizamos um conjunto de serviços digitais partilhados que visam apoiar o desenvolvimento do ensino e da ciência em Portugal, contribuindo para a excelência do ensino e investigação nacionais.

Outros artigos relacionados