O serviço digital Colibri da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolvido pela FCCN, consiste numa solução de colaboração online (webconference) e disponibiliza, atualmente, o acesso a licenciamento Zoom Pro. Este acesso permite realizar sessões de videoconferência com mais de 40 minutos, reservar webinars para eventos de maior dimensão, integrar com terminais (H.323/SIP), gravar e disponibilizar as sessões na cloud.
Este serviço disponibilizado tem estado baseado num regime de utilizadores flutuantes, no entanto, esta forma de gestão de licenciamento deixou de ser suportada pela Zoom, o que levou ao fim do contrato atual.
Atempadamente, deu-se início a um processo de negociações, que durou cerca de um ano, e no qual a equipa da FCCN fez todos os esforços para encontrar uma solução solução junto dos responsáveis da Zoom na Europa, que manteve uma posição irredutível, alinhada com a nova política de utilização do serviço.
Neste novo contexto, manter o Colibri com as funcionalidades atuais implicaria um aumento de custos que não é possível acomodar no orçamento da FCCN, serviços digitais da FCT. Pelo que o licenciamento Zoom Pro (webconference) do Colibri, será descontinuado a partir de 28 de julho de 2025.
As principais alterações no serviço recaem sobre o fim do acesso ao licenciamento Pro e das licenças Pro fixas nas salas de videoconferência das instituições aderentes, bem como o fim do acesso à integração com terminais H.323 e SIP.
O Colibri mantém-se após esta data com as sessões de Zoom webconference com duração máxima de 40 minutos e os Zoom webinars para eventos dirigidos a mais de 300 participantes, sem limitações de tempo.
Foram estudadas soluções alternativas à Zoom, mas atendendo à maturidade do mercado de webconference, foi decidido não incorporar no serviço Colibri outra solução.
Para colmatar esta alteração, existem soluções open-source alternativas disponíveis, que podem ser úteis às instituições, tais como a BigBlueButton, a eduMEET ou a Jitsi. Em termos de opções comerciais, estas são algumas das opções disponíveis no mercado: Adobe Connect, Cisco Webex, Dialpad, Google Meet, GoTo Meeting, Microsoft Teams, Ringcentral, Zoho Meeting, Zoom, entre outras.
A equipa responsável pelo Colibri vai realizar as alterações ao serviço de forma planeada e estruturada, de forma a minimizar o impacto da mudança na comunidade académica, garantindo um suporte adequado durante a transição. Desta forma, pretende-se que as instituições tenham tempo para transitar para outras soluções existentes, open-source ou comerciais, que melhor se adaptem às necessidades.
As equipas da FCCN reiteram toda a disponibilidade para auxiliar nesta fase de transição, em caso de alguma questão ou constrangimento.