imagem decorativa

Por Carina Américo, AMA – Agência para a Modernização Administrativa

A situação emergencial que surgiu com a COVID-19 veio acelerar a transição mais generalizada do trabalho à distância e do teletrabalho. Na verdade, os tempos de incerteza servem como catalisador para olharmos o mundo de outra forma, empurrando-nos para novas formas de gerir o nosso trabalho, de gerir as equipas e, ainda, a nossa própria vida.

Volvidos quase 15 meses após o primeiro estado de emergência, diria que a disciplina, flexibilidade, comunicação empática com colegas e chefias e uma boa conciliação da vida profissional com a vida pessoal são alguns dos principais truques para tirar o melhor partido do teletrabalho e manter o tão importante equilíbrio pessoal, a nível de saúde física e psicologica.

Dicas para melhorar o seu trabalho a partir de casa

Entre outras dicas que ajudam a ultrapassar os desafios de trabalhar a partir de casa, saliento algumas: 

  • Criar um espaço específico de trabalho com a devida privacidade, luminosidade, ferramentas informáticas e bom acesso à internet;
  • Definir objetivos semanais e diários, concretos e realistas, para o devido foco no que é importante;
  • Definir um horário que responda às necessidades da sua organização e da sua função, mas também ao seu relógio biológico (não se esquecendo de fazer várias pausas de 10 minutos ao longo do dia para descansar e recuperar as energias e concentração);
  • Manter a ligação com os seus colegas e equipa de uma forma contínua para garantia da coordenação do trabalho, bem como para se manterem as boas relações sociais e momentos de lazer em conjunto;
  • Saber quando parar. Termine o seu dia de trabalho ainda com energia. Desta forma pode aproveitar o tempo para passar tempo de qualidade com a família e amigos e, mais importante, ter tempo para si próprio.

Para aprender a lidar com o impacto que esta pandemia causou nas nossas vidas (e visto que o Covid-19 chegou sem avisar e sem manual de instruções), a AMA disponibilizou, através da Plataforma NAU, serviço gerido pela unidade FCCN da FCT, dois cursos de apoio à Administração Pública: Teletrabalho em Tempo de Isolamento” e “Team Canvas – para equipas mais alinhadas e produtivas”. Estas formações têm como objetivos apoiar todos os funcionários públicos, mas igualmente cidadãos e empresários interessados a adaptarem-se a uma nova realidade.

shutterstock 1689338029 FCCN Unidade de Computação

Como tal, os cursos apresentam várias técnicas e estratégias que contribuem para o desenvolvimento de competências sócio-profissionais, em contexto de trabalho a partir de casa, ao mesmo tempo que facilitam o desenvolvimento de capacidades ao nível da conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar, num contexto cada vez mais digital. 

Na minha opinião, a integração de vários cursos da AMA numa plataforma como a NAU permitiu, desde logo, a divulgação dos mesmos junto de muitos potenciais interessados nos temas, dentro e fora de Portugal. Mas foi também uma oportunidade para a Academia AMA contribuir para a aceleração da adaptação e progresso positivo das novas formas de trabalho junto de uma rede educativa aberta à mudança e à aprendizagem contínua que encontrámos nos promotores, parceiros e utilizadores da NAU.

Os resultados que tivemos são muito significativos. A adesão ultrapassou as expectativas num período muito curto de tempo, tendo em conta que também tivemos alguns organismos públicos que contactaram a AMA para a promoção dos referidos cursos junto de todos os seus trabalhadores, para a devida preparação dos mesmos para o teletrabalho imposto pela pandemia da COVID-19.

De realçar também o feedback e os comentários muito positivos que recebemos todos os meses sobre a formação, ao nível, por exemplo, da oportunidade e utilidade dos temas para os mais diferentes profissionais, do caráter prático e envolvente dos cursos, da clareza da informação e da diversidade de exemplos e exercícios.

AMA e NAU: Aprendizagem conjunta

A parceria entre a NAU e a AMA tem sido uma colaboração de sucesso onde ambas as partes têm apostado, desde o primeiro momento, na aprendizagem conjunta e na oferta de mais e melhores respostas formativas online e multimédia. Esta trabalho é alicerçado em reuniões e brainstormings periódicos, numa relação estreita entre as equipas da NAU e da Academia AMA.

Acreditamos fortemente na exponenciação dos respetivos pontos fortes e na experiência de largos anos no eLearning. Ao aliarmos o conhecimento das duas organizações, desenvolvemos metodologias de formação e de partilha do conhecimento inovadoras, à medida dos destinatários.

Em termos globais, vale a pena começar por destacar a adesão aos dois cursos:  “Teletrabalho em Tempo de Isolamento” teve um total de 8.086 inscrições (com uma taxa de concretização de 54%), e o Curso “Team Canvas – para Equipas mais Alinhadas e Produtivas”, que registou 4004 inscrições (com uma taxa de concretização de 55%). Estes cursos foram realizados maioritariamente por profissionais da Administração Pública e por cidadãos interessados, com uma satisfação da formação de cerca de 90%.

A aposta na melhoria contínua da plataforma NAU, na estrutura e evolução das suas soluções técnicas e pedagógicas, com mais e variados parceiros e áreas/cursos de formação a todo o momento, fazem da mesma um parceiro ideal para a promoção conjunta do conhecimento e do desenvolvimento de competências de toda a comunidade portuguesa e de todos os interessados.

A Academia AMA vai naturalmente continuar a apostar na disponibilização dos seus cursos certificados na plataforma NAU, nas mesmas áreas de formação, mas também noutros temas da sua competência como:  a identidade digital; o atendimento ao público (agora com o apoio da tecnologia); a acessibilidade e usabilidade dos conteúdos digitais & a liderança e serviços online.

Estamos a preparar, na verdade, algumas novidades ainda para este ano.

A AMA está certa que esta parceria continuará a ser benéfica para ambas as partes. Da mesma irão surgir no futuro muitas ideias adaptadas aos desafios profissionais e pessoais dos vários públicos-alvo. Soluções sempre focadas em serviços inovadores e de excelência para os cidadãos e empresas, que nos movem e inspiram todos os dias.

Carina Américo é a responsável pela criação de formações abertas e online da AMA – Agência para a Modernização Administrativa.

Outros artigos relacionados