Numa época em que a segurança de dados é crítica, a FCT, através da unidade FCCN, une-se à IPTelecom e à Warpcom, no âmbito do projeto Portuguese Quantum Communications Infrastructure (PTQCI), para juntas implementarem, em Lisboa, uma Infraestrutura de Comunicação de última geração que combina tecnologia quântica com soluções de rede e segurança.

Este sistema faz uma ligação entre dois pontos, através de um percurso de 14 quilómetros na capital, sobre fibra da FCCN. Na sua base está a utilização da tecnologia Quantum Key Distribution (QKD): método de comunicação que permite que duas partes produzam uma chave secreta aleatória. Sendo esta chave apenas conhecida pelas partes, é utilizada para encriptar e desencriptar mensagens, fortalecendo toda a infraestrutura e garantindo a segurança das comunicações.

A implementação desta infraestrutura vem simbolizar um avanço significativo no fortalecimento das comunicações em Portugal e contribuir para o progresso tecnológico. Além disso, é também um testemunho de inovação colaborativa, conseguida através do trabalho realizado entre as três entidades.

A iniciativa conta com o apoio do programa EuroQCI, um projeto da União Europeia dedicado ao desenvolvimento de infraestruturas quânticas seguras, e que pretende promover a segurança quântica em Portugal.Objetivos futuros: alcançar todo o território nacional

Objetivos futuros: alcançar todo o território nacional

Os planos futuros do PTQCI, juntamente com os outros parceiros, passam por ir além de Lisboa e implementar esta tecnologia de rede quântica em contexto nacional. Isto através da integração de diferentes soluções QKD de vários fabricantes, bem como com o auxílio de tecnologia de rede e segurança tradicionais.

Outros artigos relacionados