A colaboração online é fundamental para que estudantes, professores e investigadores possam obter e difundir mais conhecimento.  

A importância da colaboração online ficou particularmente evidente durante a pandemia da Covid-19. Entre março e junho de 2020, o serviço de videoconferência da FCT, através da unidade FCCN, – Colibri – registou um aumento de 3423% no número de reuniões realizadas, ultrapassando a marca de um milhão de aulas online. 

A grande procura pelo serviço deveu-se ao facto de este permitir a realização de videoconferências com capacidade para 300 participantes/sessão. Desta forma, tornou-se assim um apoio essencial à modalidade de ensino à distância, ao garantir a continuação das atividades letivas e veio ainda aproximar profissionais durante o regime de teletrabalho.  

A relevância da colaboração online no contexto de Ensino Superior não se fica apenas pelo contexto excecional causado pela pandemia. Todos os dias, um pouco por todo o país, milhares de estudantes, docentes e investigadores colaboram utilizando os serviços FCCN. Além de comunicarem pelo Colibri, podem, por exemplo, enviar ficheiros de grandes dimensões através do Filesender ou frequentar eventos virtuais com recurso ao Videocast. 

No entanto, à dimensão mais prática desta atividade – facilitar a criação e partilha de conhecimento, quer seja num contexto intra ou inter-institucional, juntam-se ainda outras vantagens da colaboração. Desde logo, é uma forma de estimular a partilha de boas-práticas, casos de estudo e novas soluções. O conhecimento de outras realidades institucionais e de soluções diferenciadas para problemas partilhados é particularmente relevante para aumentar a resiliência das comunidades de ensino e investigação.  

Por outro lado, recorrer a soluções colaborativas é também garantir o reforço de competências específicas como a capacidade de trabalho em equipa, de liderança, comunicação, entre outras soft skills.

Os serviços FCCN que têm como pilar a colaboração permitem à comunidade de ensino e de investigação realizar videoconferências, webinars ou apostar na produção de conteúdos multimédia. Conheça todos os serviços FCCN desta área  aqui.  

Outros artigos relacionados