Estudantes do Ensino Superior em Portugal podem submeter uma proposta de apresentação na maior e mais prestigiada conferência anual das redes académicas europeias (NRENs): a TNC22. Lightning Talks Challenge (LTC) tem inscrições abertas até 9 de março.

Há vários anos que o projeto Lightning Talks Challenge desafia os estudantes dos vários países da europa a partilhar as suas ideias e projetos de estudo/investigação na área das tecnologias, nomeadamente IT ou redes de computação. Todos os anos, a partilha ocorre durante a TNC, que é considerada a maior conferência anual de redes.

Tal como em anos anteriores, a Unidade FCCN volta a colaborar com a GÉANT para oferecer esta possibilidade aos estudantes portugueses. As inscrições já estão abertas, sendo que o foco estará em partilhar uma história, um projeto, uma demonstração ou um convite a colaboração. O tempo máximo da apresentação é de 5 minutos, com a GÉANT a destacar que, dentro do tempo limitado de apresentação, os participantes têm “carta branca” para ser o mais criativo que desejarem.

Os candidatos escolhidos para participar na TNC22 vão ter oportunidade de frequentar workshops práticos e interativos de preparação para falar em público, bem como apoio na criação de apresentação vídeo. Esta orientação, assegurada pela GÉANT, será personalizada e focada no projeto de cada participante. Por outro lado, os custos de viagem e alojamento ficam também a cargo da organização. 

O desafio das Lightning Talks Challenge está aberto a todos os estudantes matriculados em cursos da área das TI e Redes, mas também a jovens profissionais que estejam a começar a sua carreira nestas áreas. Desde 2017 que se registam participações portuguesas. Em 2020, os estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Fábio Lourenço e Luís Sampaio, foram selecionados, com uma apresentação sobre engenharia de software e de inteligência artificial que pode ser visualizada online.

A data limite para o envio de candidaturas é 9 de março. Os estudantes interessados deverão enviar a sua proposta para o seguinte endereço de email: c.imagem@fccn.pt. A proposta deverá ser enviada em inglês, ser original e objetiva, bem como incluir os contactos do estudante. Para mais informações sobre candidaturas (requisitos, prazos, etc.), visite a página dedicada ao desafio.

Outros artigos relacionados