imagem de destaque

A propósito da realização dos eventos online inseridos no Programa de Cooperação Territorial Europeia – URBACT, conversámos com Maria João Matos, técnica superior da Direção-Geral do Território, sobre o papel dos serviços FCCN na realização destes eventos.

“O apoio da equipa FCCN na realização dos eventos online foi essencial”

Como surgiu a oportunidade de utilizar a funcionalidade webinar do serviço Colibri para a dinamização de eventos online ligados ao URBACT?

Já tínhamos conhecimento da existência da funcionalidade webinar do serviço Colibri, mas ainda não tinha surgido uma oportunidade para a utilizar. Pareceu-nos o mais indicado para a Maratona das Transferências do URBACT, dado o formato do evento e o grande número de participantes esperado.

E que mais-valias pensa terem sido garantidas por este serviço? Como avalia a experiência?

A distinção entre oradores e participantes era aqui fundamental, bem como era essencial abrir o evento a um número significativo de participantes que pudessem interagir através da funcionalidade “Perguntas & Respostas”, o que a funcionalidade webinar assegurou de um modo simples.

eventos online Maria João Matos entrevista DGT
Maria João Matos, DGT

«Foi essencial o apoio profissional, a disponibilidade e simpatia da equipa técnica do Estúdio, bem como os excelentes meios técnicos disponibilizados.»

A realização do URBACT contou ainda com uma passagem pelo Estúdio FCCN. Como pode descrever esse momento?

Os Estúdios FCCN possibilitaram a realização de eventos online dinâmico, muito apreciado não só pela comunidade URBACT e partes interessadas a nível nacional, mas também pelo Secretariado do programa, que tem vindo a referir a Maratona das Transferências de Portugal como exemplo de National Sharing Event a seguir pelos outros países europeus envolvidos no URBACT.

Para alcançar este sucesso, foi essencial o apoio profissional, a disponibilidade e simpatia da equipa técnica do Estúdio, bem como os excelentes meios técnicos disponibilizados. Recomendamos vivamente!

Há outros serviços da FCCN que sejam utilizados pela DGT?

Para além da utilização regular do Colibri, mais recentemente a Direção-Geral do Território estabeleceu um protocolo com a FCCN que permite a utilização do Educast. Também utilizámos o Banco de Vídeo para partilhar entre nós e com o Estúdio os conteúdos necessários à realização da Maratona das Transferências, o que foi de extrema utilidade.

Como antecipa a evolução da relação da DGT com a Unidade FCCN no futuro?

Penso que, agora que vários colaboradores da DGT já utilizaram os serviços da FCCN e tiveram formação específica, os Estúdios e o Educast serão cada vez mais utilizados pela DGT, no âmbito de realização de eventos e conteúdos institucionais, assim como para a sua disseminação.

O serviço Webinar Colibri

O projeto de webinar do Colibri teve a sua implementação em julho de 2020, devido à procura pela comunidade deste tipo de soluções para eventos e atendendo à situação de pandemia que vivemos.

Recordamos que este serviço é disponibilizado sem custos acrescidos para toda a comunidade RCTS, para eventos online com mais de 300 e até 1000 participantes, mediante reserva. Releia a noticia do seu lançamento ou visite o site do serviço Colibri.

A FCCN e os eventos online na sua instituição

Com o confinamento, ficámos todos mais atentos à necessidade de passar os nossos eventos para formatos online ou até hibridos, e as experiências tem sido muito positivas.

Com os vários serviços da FCCN conseguimos asseguram um estúdio profissional com técnicos competentes, ligaçãos de banda larga que asseguram a boa qualidade do evento e acima de tudo o acesso ao serviço Colibri.

Em resumo, se a sua instituição faz parte da Rede RCTS e pensa realizar eventos online para levar o conhecimento além fronteiras, fale connosco, temos a solução.

Se ainda não faz parte, então consulte a nossa página A Rede RCTS e veja como pode aderir.

Outros artigos relacionados