Acordo estrutural de 7 anos define os objetivos e impacto dos projetos da GÉANT inseridos no programa de financiamento para investigação e inovação da União Europeia– o Horizon Europe.

Os contornos do acordo assinado entre GÉANT e Comissão Europeia já tinham sido aprovados em outubro de 2021. Três meses depois, as duas partes formalizaram agora o “GN5 Framework Partnership Agreement (FPA)”, detalhando a orientação geral, objetivos e impacto dos projetos individuais que se insiram no Horizon Europe.

A partir de agora, poderão ser formalizadas  as candidaturas de projetos a financiamento. De acordo com o CEO da GÉANT, Erik Huizer, a assinatura deste acordo ilustra “o nível de confiança entre a Comissão Europeia e o consórcio GÉANT” – uma relação que se tem construído ao longo de 20 anos.

O acordo é visto pela GÉANT como uma forma de garantir a necessária estabilidade e visibilidade para o planeamento e desenvolvimento de projetos a longo-prazo. “Esta é uma excelente notícia para a GÉANT, as suas redes nacionais de investigação e ensino (NRENs), mas também para as comunidades que estas suportam”, concluiu Erik Huizer.

Recorde-se que a rede GÉANT é uma extensão das redes de investigação e ensino nacionais que, tal como a Unidade FCCN, a ela estão ligadas. Ao interligar as NRENs europeias, a GÉANT desempenha um papel fulcral como acelerador na investigação europeia e é um exponencial impulsionador na partilha de conhecimento. 

Outros artigos relacionados