Conheça o balanço final das Jornadas da Unidade FCCN que, de 31 de maio a 2 de junho, se realizaram no Instituto Politécnico de Viseu. 

643 inscrições

A edição de 2022 das Jornadas da Unidade FCCN registou um máximo histórico de inscrições – um total de 643. O valor representa um crescimento significativo, com um aumento de 53% no total de registos, face à edição de 2021. Em comparação com o total de inscrições registadas em 2017, por exemplo, o resultado de 2022 representa uma subida de 64%.

37 oradores

Ao longo de três dias, a atualidade dos serviços e projetos da Unidade FCCN esteve em destaque, com um total de 30 sessões e 37 oradores a preencherem o programa. Tendo em conta os seis pilares de atividade da Unidade FCCN – Conhecimento, Colaboração, Conetividade, Inovação, Segurança e Computação – pelos vários palcos do evento passaram temas como Ciência Aberta, Cibersegurança ou Computação Avançada.

3000 acessos

Ao longo dos três dias de trabalho, a rede eduroam desempenhou um papel fundamental, ao fornecer a todos os participantes um acesso seguro, rápido e simples à Internet. No total, registaram-se, entre 31 de maio e 2 de junho, no Politécnico de Viseu, mais de 3000 acessos nos vários hotspots deste serviço gerido em Portugal pela Unidade FCCN instalados no Politécnico de Viseu.

34 patrocinadores

A edição de 2022 das Jornadas da Unidade FCCN voltou a contar com a participação de dezenas de patrocinadores que prestam uma ajuda decisiva na realização do evento. Um total de 34 empresa tecnológicas associou-se ao ponto de encontro da comunidade FCCN, tendo assim a oportunidade de interagir com representantes dos mundos do ensino e investigação. Pode consultar a lista dos patrocinadores online.

21 desafios resolvidos

A competição Capture The Flag esteve de volta na edição de 2022 das Jornadas da Unidade FCCN. Organizada pelo RCTS CERT, a competição integrou vários desafios de segurança que os participantes ultrapassaram. No total, registaram-se 21 desafios resolvidos por 33 utilizadores.

2023

Na sessão de encerramento das Jornadas da Unidade FCCN 2022, foi revelada a próxima “casa” do evento – a Escola Naval da Marinha Portuguesa. O Contra-Almirante Antunes Rodrigues, numa mensagem de vídeo, destacou o papel da Unidade FCCN na atividade desta instituição, deixando uma garantia: “Será um privilégio acolher as Jornadas da Unidade FCCN 2023”.

Saiba mais sobre as Jornadas da Unidade FCCN.

Outros artigos relacionados