A responsável do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Sandra Pinto, descreve a experiência de gravação no Estúdio FCCN, detalhando o contexto em que foram realizadas as gravações.

Em que âmbito se enquadram as gravações realizadas?

O nosso trabalho no Estúdio FCCN enquadra-se no projeto “+Negócios -Desperdício”, um projeto do IPS/IPStartup financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do concurso “Produção e Consumo Sustentáveis”. O projeto inclui um concurso anual de ideias para a criação de valor a partir de resíduos/desperdícios de pequenas e médias empresas da Península de Setúbal, Alentejo Litoral e Vendas Novas. Nesse sentido, as empresas lançam desafios, sendo que as equipas de estudantes, docentes e investigadores do IPS propõem ideias para os solucionar e, depois, trabalham essas ideias, nomeadamente no âmbito das suas unidades curriculares. No final, é avaliado o potencial dessas ideias para implementação nas empresas ou até para a transformação, elas próprias, em novos negócios.

O MOOC que gravámos no Estúdio FCCN é composto por múltiplos módulos que apresentam o concurso e as temáticas com que este se relaciona, todas relacionadas com a área da Economia Circular. Este curso ficará depois online no website do concurso de ideias, entre outros, servindo de apoio aos diferentes intervenientes, tanto nesta edição piloto, como em futuras edições.

Qual a razão que levou à escolha do estúdio FCCN?

Um dos elementos da nossa equipa já tinha realizado algumas gravações de aulas na Unidade FCCN e sugeriu que aí gravássemos também este MOOC, aproveitando os recursos disponibilizados no âmbito do projeto Educast, ao qual o IPS aderiu. A partir desta ideia, fizemos uma análise mais aprofundada aos vídeos que estão disponíveis e verificámos que tinham a qualidade que procurávamos. E que até nos inspiraram bastante.

E como descreve a experiência de utilização?

Foi a primeira vez que a maioria da equipa gravou em estúdio e foi uma experiência muito positiva que todos tencionam repetir no futuro. Gostámos especialmente do apoio incansável que recebemos por parte da equipa da FCCN e a flexibilidade e disponibilidade para nos ajudar a garantir que cumpríamos o calendário apertado que tínhamos para a realização do nosso projeto. Sobretudo, tendo em conta a fase em que nos encontramos relativamente à pandemia. Recomendamos a experiência a quem queira gravar vídeos de elevada qualidade para disponibilização online. Na FCCN, poderão contar com uma equipa de profissionais excelentes e altamente dedicados que irão ajudar a garantir o sucesso dos nossos projetos.

Outros artigos relacionados