É já a 31 de maio que começa a edição de 2022 das Jornadas da Unidade FCCN. Conheça alguns dos resultados mais esperados. 

#1 Conhecer novidades sobre serviços e projetos

Anualmente, as Jornadas da Unidade FCCN servem o propósito de levar até à comunidade servida por esta unidade tecnológica da FCT as principais novidades relativas aos projetos e serviços que a integram. Neste particular, o momento “Zapping”, marcado para o dia 1 de junho, será a oportunidade de, num curto espaço de tempo, todos os principais desenvolvimentos. Para além deste momento, os vários serviços e projetos da Unidade FCCN serão o tema central de sessões paralelas, durante o evento, para que os participantes possam explorar mais a fundo as suas mais-valias, resultados e potencial. 

#2 Explorar tendências tecnológicas emergentes

Ciência Aberta, políticas de privacidade de dados pessoais, Cibersegurança, Computação Avançada ou mesmo criptomoedas são alguns dos temas que farão parte destes três dias de trabalho nas jornadas. Tendo em conta que os serviços e projetos FCCN se movimentam na esfera da inovação tecnológica, serão várias as tendências emergentes desta área que marcarão presença. Destaque ainda para a participação de oradores convidados que vão aprofundar, durante as palestras principais, temas específicos ligados ao universo da tecnologia. 

#3 Receber o feedback da comunidade

As cerca de 80 instituições servidas pela Unidade FCCN – como instituições de ensino, centros de investigação, entre outros – têm também, neste evento, a possibilidade de oferecer o seu contributo sobre a sua experiência no âmbito dos serviços e projetos da Unidade FCCN. Através destes contributos, será possível corporizar o objetivo de melhoria contínua, ajustando os serviços às reais necessidades da comunidade servida pela Unidade FCCN. Este feedback assume ainda particular relevância, tendo em conta as diversas experiências vividas durante a pandemia da Covid-19 e os diferentes papéis que as soluções digitais têm cumprido neste período. 

#4 Fazer networking

O encontro presencial que anualmente reúne centenas de representantes das instituições servidas pela Unidade FCCN cumpre também um outro objetivo fundamental: reforçar as relações existentes, fomentando a coesão da comunidade nacional de ensino e investigação. Através da partilha de experiências, será possível dar a conhecer os desafios específicos vividos por cada instituição, bem como encontrar soluções coletivas para problemas partilhados. Por outro lado, o contacto presencial cumpre um papel importante em contactos futuros, tendo em vista o estímulo do trabalho colaborativo. 

#5 Conhecer a cultura e património locais 

A cada ano, as Jornadas da Unidade FCCN passam por uma instituição (e cidade) diferente. Braga, Ponta Delgada, Leiria e Évora são alguns exemplos de localidades que já acolheram as jornadas. Em 2022, o Politécnico de Viseu será o ponto de encontro da comunidade FCCN. O programa desenhado para os três dias tornará possível conhecer melhor não só esta instituição de ensino superior, como também a própria cidade de Viseu, explorando o seu passado, presente e futuro. 

Outros artigos relacionados